Imprensa RJ

Notícias

Ciência, Tecnologia e Inovação

Uezo investe em tecnologia científica com o apoio da Faperj

 23/08/2013 - 09:24h - Atualizado em 23/08/2013 - 09:24h

Objetivo da universidade é se tornar polo do setor e formar mão de obra especializada


Com o objetivo de se tornar um polo de computação de alto desempenho e formar mão de obra qualificada, a Uezo (Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste), em Campo Grande, adquiriu um cluster (foto) computacional – formado por sete computadores – que permitirá o processamento de dados digitais em grande volume e velocidade.

 

Adquirido com recursos obtidos por um projeto submetido à Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), avaliado em cerca de R$ 130 mil, o cluster será utilizado para pesquisas científicas com grande fluxo de dados em áreas como biologia, farmácia, computação e naval. A tecnologia também será importante para a capacitação de alunos de informática da universidade.

 

- A nova estrutura vai poder lidar com grande volume de dados, de variados tipos, e processá-los rapidamente. O que computadores convencionais levariam dias para fazer, ela vai realizar em poucos minutos. Isso é crucial para os trabalhos científicos complexos, como as análises metereológicas, estudos de solo e ecossistemas, e pesquisas genéticas. Além disso, a universidade será um centro formador de mão de obra - explicou o pesquisador responsável pelo Núcleo de Computação Científica da Uezo, José Luiz Rosa.

A chegada do equipamento – cujo processo de instalação será concluído em setembro – vai beneficiar cerca de 300 alunos, além de professores e pesquisadores.


  • Fotos

  • O cluster permite a utilização e o desenvolvimento de dados digitais em grandes volumes, variedades e velocidades

    11 fotos | Ciência, Tecnologia e Inovação | 22/08/2013

    Uezo investe em computação de alto desempenho



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________