Imprensa RJ

Notícias

Planejamento e Gestão

Consignado para servidor estadual reabre com novas regras

 24/06/2013 - 13:20h - Atualizado em 24/06/2013 - 13:20h

Os servidores interessados devem acessar o Portal do Servidor


O crédito consignado para o servidor do Estado do Rio de Janeiro foi reaberto nesta segunda-feira (24/06), com um novo procedimento. A partir de agora, quem quiser solicitar o crédito deverá acessar o Portal do Servidor (www.servidor.rj.gov.br) para fazer a contratação do empréstimo, refinanciamento ou compra de dívida por outra instituição financeira.

Essas operações serão realizadas somente com a inclusão de um código de autorização, através de um token gerado pelo sistema. Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa:

 

- A introdução do código vai dar mais segurança ao servidor e mais agilidade na tomada do empréstimo - afirmou.



Para receber o código, o servidor deverá acessar o seu último contracheque e solicitar o empréstimo. O portal será direcionado a uma nova página com as margens para empréstimo, cartão de crédito e financiamento imobiliário, que correspondem a 40%, 50% e 70% do salário bruto menos os descontos compulsórios, respectivamente. O token gerado vale por 60 dias, mas perde a funcionalidade após ser utilizado. Com isso, para fazer outro empréstimo o servidor precisa gerar novo token.



Com a mudança, no caso da compra de dívida por outra instituição financeira que ofereça taxa mais baixa, por exemplo, o servidor não precisará mais se dirigir à duas instituições, mas somente naquela que fará a compra da dívida. De posse do número do token, a nova instituição terá acesso às informações daquela pessoa. O processo será feito em quatro etapas: solicitação de saldo, resposta do saldo, quitação da dívida pela nova instituição e liberação da margem pela antiga. Mas todos esses procedimentos são realizados pelas instituições financeiras, via sistema, sem necessidade de participação do servidor.


O sistema de crédito consignado do Estado estava fechado desde 6 de maio, para que as instituições se adaptassem às novas regras. Quanto ao Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo com desconto em folha, caiu de 2,5% para 2,0% ao mês. Para verificar quais as melhores taxas oferecidas pelo mercado, o servidor poderá acessar o site da Seplag (www.rj.gov.br/web/seplag), e clicar em Serviços, depois em Serviços para o Servidor Público e, finalmente, em Taxas de Crédito Consignado.

Outra mudança foi a permissão para que o empréstimo seja refinanciado a partir do pagamento de 20% das parcelas contratadas, e não mais após um terço. Com isso, o desbloqueio da margem consignável foi antecipado, permitindo que os servidores possam refinanciar sua dívida e aproveitar a redução das taxas de juros.

Como pedir o crédito consignado


1 – Acesse o Portal do Servidor: www.servidor.rj.gov.br

2 – Digite o número do seu ID Funcional, sem o dígito verificador, e a senha do contracheque na Internet. Caso tenha esquecido a senha, basta clicar em “esqueci a senha” e digitar o código de segurança. A nova senha gerada será enviada para o e-mail cadastrado em 24 horas. Se você não tiver um e-mail cadastrado, dirija-se ao RH do seu órgão, onde poderá cadastrar seu e-mail e obter a nova senha.

3 – Ao entrar no sistema, clique em Contracheque, no menu à esquerda.

4 – Quando aparecer a relação de contracheques, clique no seu último contracheque.

5 – Ao abrir o contracheque, clique em Empréstimo (no lado superior direito da tela).

6 - O portal será direcionado a uma nova página, onde aparecerão as margens para empréstimo, cartão de crédito e financiamento imobiliário.

7 – Clique em “gerar token”. Este token será válido por 60 dias e perderá a validade após uma utilização.

8 – Imprima ou anote o número do token e dirija-se à instituição financeira de sua escolha para fazer a operação desejada.
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________