Governo do Estado inaugura Centro Integrado de Comando e Controle

31/05/2013 - 14:04h - Atualizado em 31/05/2013 - 14:04h
 » Fabiana Paiva

Espaço será testado no amistoso Brasil e Inglaterra e servirá base das cidades-sede da Copa das Confederações

O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (31/05), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que funcionará, na Cidade Nova, como base de monitoramento das demandas cotidianas e dos grandes eventos que a cidade sediará. O primeiro teste operacional das instalações que custaram cerca de R$ 104,5 milhões - 70% do Estado e 30% da União - será realizado neste domingo, durante o amistoso Brasil e Inglaterra, no Maracanã.

Inspirado em modelos integrados de segurança adotados em Londres, Nova Iorque, México e Madri, o CICC vai abrigar diferentes órgãos do estado, município e governo federal, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Defesa Civil e Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (Cet-Rio).

Depois de ressaltar o padrão de excelência tecnológico do CICC, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que o centro servirá como base de coordenação da segurança pública das cidades-sede da Copa das Confederações.

- Essa obra é impactante pela tecnologia e funcionalidade. Este centro é exemplo para o mundo. A segurança pública do país ganha em qualidade, é um legado que vai ficar para a sociedade brasileira após os grandes eventos. O CICC do Rio de Janeiro terá papel central na articulação das seis cidades-sede na Copa das Confederações - disse Cardozo.

No prédio, representantes das forças policiais poderão acompanhar o que acontece no estado por um telão de cinco metros de altura por 17 de comprimento, com 98 monitores LED. Nesta primeira fase, voltada para a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, funcionará o terceiro andar, com a sala de acompanhamento de grandes eventos. Também poderá ser utilizada a área de gerenciamento de crises.

O prédio de quatro pavimentos abriga os serviços de teleatendimentos da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O governador Sérgio Cabral destacou que, a partir do segundo semestre, o centro disponibilizará serviços à população 24 horas por dia. Ressaltando a importância da parceria com o governo federal, Cabral também informou que o Ministério da Justiça entregará mais equipamentos ao CICC.

- Aqui teremos as polícias federal, civil e militar, forças armadas, bombeiros, serviços da prefeitura e concessionárias trabalhando todos os dias pela população. Serão acrescentados aqui mais serviços e tecnologia pela parceria com o Ministério da Justiça, que vai disponibilizar ônibus para servirem de centros de controle móveis e ganharemos mais um equipamento para helicóptero de última geração - afirmou o governador.

• Fotos

• CICC, localizado na Cidade Nova, possui 10.625 metros quadrados de área construída

10 fotos | Segurança | 31/05/2013

Centro Integrado de Comando e Controle é inaugurado