Imprensa RJ

Notícias

Educação

Governo inaugura unidade socioeducativa em Campos

 15/05/2013 - 13:25h - Atualizado em 15/05/2013 - 15:47h
 » Texto: Esther Medina // Fotos: Clarice Castro

Centro é um dos cinco que vão descentralizar internação de jovens em conflito com a lei


CAMPOS DOS GOYTACAZES – O Governo do Estado inaugurou, nesta quarta-feira (15/05), o Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Construída na localidade de Itereré, em uma rodovia que liga o município a São Fidélis, essa é a primeira de cinco unidades do interior do estado projetada para descentralizar a internação de menores em conflito com a lei.


Com uma área de 20 mil metros quadrados, o novo espaço é voltado para internação, internação provisória e acautelamento exclusivo de adolescentes do sexo masculino – entre a faixa etária de 12 a 18 anos – e tem capacidade para abrigar 80 jovens, sendo quatro vagas adequadas para portadores de necessidades especiais. O complexo atenderá 25 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense, como Macaé, São Fidélis, Bom Jesus do Itabapoana, Silva Jardim e Varre-Sai. Foram investidos cerca de R$ 11 milhões no projeto, que conta com recursos dos governos estadual e federal.


Para o diretor-geral do Degase, Alexandre Azevedo de Jesus, a iniciativa de descentralizar as unidades de Socioeducação, representa uma evolução na política ressocialização de jovens.


- Será um centro de Socioeducação regionalizado, em que os jovens do Norte do Estado não vão mais precisar ser deslocados para a capital, e vão poder ser abrigados em uma localidade próxima à sua residência. Isso vai possibilitar visitas mais frequentes dos familiares, melhorando a qualidade de vida dos menores e de seus parentes. Isso é uma grande evolução no sistema – disse Alexandre Azevedo.


O Centro de Socioeducação possui escola, sala de leitura, sala de estar, dormitórios, quadra poliesportiva, oficinas, solário, além de enfermaria para atendimento médico e odontológico, refeitório e espaço ecumênico. Além disso, contará com uma equipe de agentes socioeducadores, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, médico, nutricionista, dentista, enfermeiro e técnicos de enfermagem.


O vice-governador e Coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, destacou que o acompanhamento familiar assíduo é crucial para o processo de ressocialização dos jovens e afirmou que também serão inauguradas unidades do Degase em outras regiões do Estado.


- Não há dúvidas que o convívio com a família, proporcionado pela proximidade do centro de socioeducação, só vai melhorar a vida desses jovens, que vão se sentir mais motivados e estimulados. Por isso, a próxima unidade que iremos inaugurar será em Volta-Redonda, e depois, na Região Serrana. Queremos levar cidadania e dignidade para os jovens, seus familiares e também para os profissionais que vão trabalhar nessas instalações - disse Pezão.


  • Fotos

  • Governo inaugura unidade socioeducativa em Campos.

    7 fotos | Governador | 15/05/2013

    Inauguração do Degase de Campos

  • O Estado inaugura o Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves, em Campos dos Goytacazes.

    13 fotos | Educação | 15/05/2013

    Inauguração do Centro de Socioeducação em Campos



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________