Personagens do Rio

Banner Notícia

Sambistas comemoram tempos de paz do Complexo do Alemão

21/04/2013 - 10:17h - Atualizado em 21/04/2013 - 10:30h

O mestre-sala Chiquinho e a porta-bandeira Maria Helena falam da vida no complexo

Eles formam um casal, na verdade mãe e filho, que bailou na conquista de seis títulos para a Imperatriz Leopoldinense e conquistou quatro estandartes de Ouro. Após quase 30 anos dançando como mestre-sala e porta-bandeira, José Francisco Oliveira e Maria Helena Rodrigues ou Chiquinho e Maria Helena são, ainda hoje, um dos mais respeitados casais das escolas de samba do Rio de Janeiro.

A localização da Imperatriz no bairro de Ramos, situado na região da Leopoldina, batiza a escola e lá também fica o Complexo do Alemão, morada do casal que fez história na Sapucaí.

Nem tudo foi paz na vida de mãe e filho que chegaram até a brigar. Chiquinho e Maria Helena felizmente fizeram a pazes e toda a situação inspirou o cantor Jorge Benjor, que os assistia em dia de desfile na Sapucaí. A canção chama-se justamente Chiquinho e Maria Helena e quando Benjor canta “A paz veio dançando na passarela” refere-se a volta do entendimento entre mãe e filho em seu conhecido dançar enquanto protegiam e apresentavam a bandeira de sua escola.

– Moro aqui há quase 40 anos e mesmo sendo uma pessoa conhecida, sentia-me abandonada. Diziam que aqui (o Alemão) era horrível – afirmou a ex-porta-bandeira.

Mas a realidade mudou completamente após dois anos de ocupação e pacificação da comunidade onde moram, com a inauguração das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

– Temos amigos de outros pontos do mundo que ligam dizendo que querem vir andar de bondinho. E eu digo que podem chegar porque hoje a casa é nossa – disse Chiquinho.

Veja o vídeo abaixo.

• Fotos