Imprensa RJ

Notícias

Turismo

Ministro do Turismo visita o Teleférico do Complexo do Alemão

 21/01/2013 - 18:35h - Atualizado em 21/01/2013 - 19:00h
 » Esther Medina

Ministério anuncia apoio para estimular o turismo em comunidades pacificadas


O ministro do Turismo, Gastão Vieira, visitou, nesta segunda-feira (21/01), o Teleférico do Alemão. Vieira veio ao Rio a convite dos secretários de Turismo, Ronald Ázaro, e de Transportes, Julio Lopes para conhecer, de perto, o transporte que se tornou uma das principais atrações turísticas da cidade, chegando a receber cerca de 11 mil passageiros por dia.

 

A visita teve início no Centro de Controle de Operações da SuperVia, a concessionária que administra o teleférico. Depois, o ministro pegou um trem para chegar à Estação Bonsucesso, onde fez a integração com o novo bondinho turístico.

 

Após apreciar a vista panorâmica do mirante da Estação Palmeiras, ponto final do teleférico, Gastão Vieira anunciou um convênio com o governo estadual para fomentar o turismo nas áreas pacificadas.

 

- As comunidades pacificadas já estão inseridas no contexto turístico carioca. Depende do poder público contribuir com recursos e infraestrutura para que o trabalho seja desenvolvido. Há um convênio entre o Ministério e o Governo Estadual para investir nas áreas de qualificação e formação no setor. É importante introduzir as comunidades na lista de pontos mais interessantes do Rio – afirmou o ministro.

 

Vieira ficou admirado com a paisagem do Complexo do Alemão:

 

- Nem dá nem para descrever, superou todas as expectativas. O Alemão se tornou mais um local para ser visitado pelo turista que vem à cidade. O Rio de Janeiro, aliás, oferece uma grande e variada oferta turística, tem gastronomia, história, natureza... e não se restringe mais à Zona Sul. Queremos contribuir cada vez mais com o desenvolvimento do turismo em todo o estado fluminense.

 

Gastão Vieira ainda comentou sobre uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendada pelo Ministério, que aponta que os turistas estrangeiros têm muito interesse em conhecer as favelas da cidade.

 

- Fizemos essa pesquisa no Santa Marta e percebemos que é importante introduzir as comunidades nos pontos turísticos do Rio. Ainda faremos outras pesquisas em relação a esse segmento para obtermos respostas mais concretas.

 

Para o secretário de Turismo Ronald Ázaro, a vinda do ministro estreita os laços entre o estado do Rio de Janeiro e o Ministério.

 

- A presença do ministro fortalece o elo entre o Rio de Janeiro e governo Federal. Ele ficou encantado com o Alemão e viu claramente a vocação que existe no turismo social. Temos que fazer investimentos para atrair, cada vez mais, turistas para as comunidades e estimular toda a cadeia produtiva desse tipo de atividade, que vai melhorar a qualidade de vida dos moradores.

 

O ministro também vai apoiar iniciativas em outros municípios do Estado - afirmou Ázaro, que destacou o expressivo número de turistas que visitam o Teleférico do Alemão:

 

- O teleférico recebe cerca de 11 mil turistas por final de semana, média maior do que a do Pão de Açúcar e do Corcovado, por isso precisa ter um tratamento diferenciado. Vamos realizar pesquisas no Alemão e estamos investindo na formação e na preparação de profissionais na comunidade para receber esses visitantes.


  • Fotos

  • Ministro do Turismo Gastão Vieira, ao lado dos secretários Julio Lopes (Transportes) e Ronald Ázaro (Turismo), se dirige à estação Bonsucesso a bordo do trem chinês

    10 fotos | Turismo | 21/01/2013

    Ministro do Turismo Gastão Vieira visita o Teleférico do Alemão



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________