Imprensa RJ

Notícias

Ambiente

Inea participa de mutirão de limpeza na Praia Vermelha

 06/10/2012 - 12:31h - Atualizado em 06/10/2012 - 12:31h
 » Danielle Moitas

Além de recolher o lixo, parceiros e voluntários conscientizam banhistas da importância de manter o mar e a areia limpos


Dia de aproveitar o sol também é dia de conscientização ambiental. Agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participam, neste sábado (6/10), de um grande mutirão de limpeza e educação na Praia Vermelha promovido pela Rede de Educação Ambiental Marinha (Reamar). Além de retirar resíduos da areia, a iniciativa promove a limpeza do fundo do mar com sete mergulhadores, exposições de fotos e conversas com banhistas da importância de evitar o descarte de lixo na praia.

 

Essa é a terceira ação do Reamar este ano. Os mutirões acontecerão todo mês e se revezarão entre a Praia Vermelha e a da Urca. No mês passado, a iniciativa recolheu 40 kg de lixo da Urca. Em agosto, na Vermelha, foram 70. As atividades contam com a participação de voluntários e diversos parceiros da Reamar. Coordenadora do mutirão, Julia Carqueja destaca que o objetivo não é apenas limpar as praias.

 

– Promovemos um evento de educação ambiental. Queremos aqui integrar a comunidade frequentadora das praias e transformar essas pessoas em agentes reprodutores da importância de preservar e cuidar – afirmou Julia.

 

Um dos parceiros do mutirão é o Projeto Grael promovendo exposição de fotos e oficinas de dobradura para confecção de lixeiras, que serão distribuídas para os banhistas recolherem o seu lixo. Lars Grael acompanhou as atividades no espaço do projeto e lembrou que a preocupação da iniciativa é a cidadania.

 

– Começamos o projeto como uma simples escolhinha de vela, mas percebemos que mais importante do que a democratização da vela é a educação ambiental. E mutirões como este aumentam a conscientização, não só dos alunos do projeto, como da comunidade que frequenta a praia – explicou Grael.

 

Iniciativa

 

Passeando com o pai pela Praia Vermelha, Nathan da Silva Peres, de 10 anos, fez questão de pegar um saco e se juntar aos voluntários para recolher o lixo.

 

– Sinto pena dos peixes morrerem e de ver a natureza sendo destruída. É muito importante deixar a praia limpa – disse Nathan.


  • Fotos

  • Agentes de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente participa de grande mutirão de limpeza da orla promovido pela Rede de Educação Ambiental Marinha (Reamar) da qual o órgão ambiental faz parte.

    6 fotos | 06/10/2012

    Inea participa de mutirão de educação ambiental na Urca



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________