Esquadrão Antibomba receberá equipamentos de última geração

14/09/2012 - 08:32h - Atualizado em 14/09/2012 - 08:32h
 » Marcelle Colbert

Serão investidos cerca de R$ 6 milhões na compra de viaturas especiais e robôs para desativar artefatos explosivos

O Governo do Estado está investindo nas forças especiais policiais para reforçar a segurança do Rio de Janeiro, além de atender às demandas dos grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O Esquadrão Antibomba da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) é um dos beneficiados, com a aquisição de equipamentos de última geração. No total, serão destinados cerca de R$ 6 milhões à unidade especial da Polícia Civil.

Viaturas para deslocamento de policiais, seis novas roupas antifragmentos, duas máquinas Raio-x e quatro robôs kamikazes, cujos movimentos minuciosos são comandados à distância através de um computador, irão deixar o 38 policiais do Esquadrão ainda mais preparados para combater ações terroristas. Na lista de novas aquisições, também estão incluídos dois furgões para transporte de equipamentos. Um caminhão será adaptado para servir de base-móvel.

– Noventa por cento dos equipamentos são importados, são os melhores do mercado. Vamos começar a receber as viaturas para deslocamento e as roupas especiais até o fim do ano. Outra compra importante será o trailer para destruir explosivos, com capacidade para até 4 kg artefatos – afirmou o chefe do Esquadrão, o inspetor Cassiano Martins.

Nova sede ajudará na preparação do Esquadrão

A mudança para a nova sede, na Cidade da Polícia, no Jacaré, também será importante para otimizar o trabalho da unidade especializada. O espaço está sendo construído para abrigar adequadamente os equipamentos e artefatos recolhidos nas ações. Além disso, será criada a seção de instrução, que promove cursos com orientações para outras unidades sobre quais os procedimentos que devem ser feitos em casos de ameaça de explosivos.

– Nós recolhemos por dia até seis artefatos explosivos, entre fogos de artifícios e granadas. A nossa missão é neutralizar (desativar o acionamento) esses explosivos. A compra desses equipamentos facilita ainda mais o nosso trabalho. Outro detalhe importante será que estaremos junto com a Core, e poderemos usar os equipamentos deles quando necessário – disse o chefe do esquadrão.

Treinamento para integrar as polícias

Com o objetivo de se integrar às polícias Civil e Militar, ao Corpo de Bombeiros e à Guarda Municipal, o Esquadrão iniciou na semana passada um treinamento com os profissionais dessas unidades. A ideia é capacitar os policiais, bombeiros e guardas para que estejam preparados para lidar com todos os tipos de artefatos explosivos e armas antes da chegada do Antibomba.

• Fotos

• O Governo do Estado está investindo nas forças especiais policiais para reforçar a segurança do Rio de Janeiro, além de atender às demandas dos grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

3 fotos | Governador | 13/09/2012

Esquadrão Antibomba receberá equipamentos de última geração