Governador

Estado estuda implantação dos corredores BRT em Niterói, São Gonçalo e na Baixada

22/08/2012 - 13:44h - Atualizado em 22/08/2012 - 13:45h
 » Danielle Moitas

Análises preliminares de viabilidade estão em curso em parceria com a Fundação Getúlio Vargas

O governador Sérgio Cabral confirmou nesta quarta-feira (22/8), durante a inauguração do Centro de Socioeducação Dom Bosco, na Ilha do Governador,  que existe um estudo para a implantação dos corredores BRT em Niterói, São Gonçalo e na Baixada Fluminense. O objetivo do Governo do Estado é que as licitações sejam lançadas em dezembro deste ano. Via Dutra e Rodovia Rio-Teresópolis também estão incluídas nos planos de BRTs. Com o vencimento das concessões das linhas municipais, em meados do ano que vem, a ideia é racionalizar as mais de 1.400 linhas e investir na integração modal.

De acordo com o governador, estão sendo feitas análises preliminares de viabilidade em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. A Baixada Fluminense deve ser beneficiada com dois corredores expressos e possivelmente um ou dois ligando Itaboraí, São Gonçalo e Niterói ao Rio de Janeiro.

- São cerca de 1.400 linhas intermunicipais, então o objetivo é racionalizá-las, promover a integração com os outros modais. Estamos falando desde São Francisco de Itabapoana a Campos, Quissamã-Macaé, Caxias-Rio, Rio-Niterói, Niterói-São Gonçalo, são todas as linhas entre municípios. Queremos BRTs não só na Baixada Fluminense, mas também em São Gonçalo e Niterói - anunciou.

Sérgio Cabral ressaltou que o projeto ainda está em fase de estudos preliminares e que as concessionárias, como a CCR, serão acionadas no momento certo para discutir as operações.

- Eles vão adorar, porque será um volume de ônibus menor. Os motoristas de carro ganham, todos ganham, como é o caso do BRT da Zona Oeste. Hoje, quem vai de carro para Campo Grande e Santa Cruz ganha com o tempo e sobretudo os milhares de passageiros que usam. Tudo isso está sendo discutido e analisado. Vamos esperar até dezembro, mais tardar, estar colocando essa licitação na rua. Uma licitação complexa que vai ser um grande avanço para o Estado - afirmou o governador.