Imprensa RJ

Notícias

Detran

Detran realiza blitz educativa e ação de volta às aulas

 11/02/2019 - 20:11h - Atualizado em 11/02/2019 - 20:12h
 » Ascom do Detran


Agentes da Coordenadoria de Educação do Detran-RJ deram início, nesta segunda-feira (11/02), a duas campanhas de conscientização por um trânsito mais seguro, a Blitz Educativa e a ação de Volta às Aulas.

Durante a blitz, montada na Rua Conde Bonfim, na Tijuca, Zona Norte do Rio, motoristas foram abordados pelas equipes do departamento, junto com agentes da Operação Lei Seca, e receberam orientações sobre segurança no trânsito, a importância de seguir as regras para evitar acidentes, os riscos da combinação álcool e direção e alertas sobre o uso do cinto de segurança na prevenção de mortes e lesões graves.

O caminhoneiro aposentado Jorge Luiz da Silva aprovou a ação.
 

- As pessoas precisam se conscientizar. Não temos que pensar só na nossa vida, mas também se preocupar com o próximo. Eu sou avô e quero um mundo melhor para o meu neto - disse Jorge.

A estrutura da blitz chama atenção nas ruas por ser idêntica à da Operação Lei Seca. Para a servidora pública Rosilene Santos, o padrão adotado faz diferença.
 

- Achei muito bacana a ideia de usar a equipe da Lei Seca para passar uma mensagem tão legal e educar. Isso deveria acontecer mais vezes - concluiu Rosilene.

Com o retorno oficial do ano letivo, também chegou o momento dos agentes irem para a porta das escolas, para dar orientações sobre a necessidade de se respeitar as leis de trânsito. Na ação de hoje, na Creche Escola do Amanhã, também na Tijuca, as crianças foram orientadas de forma lúdica: ganharam cataventos ilustrados com imagens de cintos de segurança e a cadeirinha, itens importantes na prevenção contra acidentes. Os pais e responsáveis receberam folhetos que incentivam a agir com prudência no volante e nas calçadas, fazendo com que os filhos adotem as mesmas atitudes.


A fisioterapeuta Raquel Xavier, mãe de Henrique Araújo Xavier, elogiou a ação na porta da escola.


- Muito legal essa iniciativa porque quando eles são pequenos que começam a entender como essas coisas são importantes no futuro. Ele não gosta da cadeirinha, briga, chora, mas é para a segurança dele - explicou Raquel.


Até o dia 22 de fevereiro, as duas campanhas acontecem nas ruas e escolas do estado.
 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

___________________   Participe das redes sociais    _____________________