Imprensa RJ

Notícias

Ambiente

Inea inicia reflorestamento das margens do Rio Santo Antonio

 08/08/2012 - 18:57h - Atualizado em 08/08/2012 - 18:57h

Região vai ganhar mudas de espécies nativas como ipê rosa e amarelo, sibipiruna e quaresmeira


A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, participa nesta quinta-feira (9/8), às 10h, do plantio inaugural de mudas no reflorestamento das margens do Rio Santo Antonio, em Itaipava, Petrópolis. Com o apoio de estudantes serão plantadas, inicialmente, 260 mudas de espécies nativas de Mata Atlântica, como compensação ambiental pela obra de recomposição de margem e alargamento da calha do rio.

A obra resultou na retirada de 14 árvores das margens, algumas das quais já condenadas e que poderiam cair no leito do rio. Todo o trabalho foi acompanhado por um biólogo do Inea. As margens vão ganhar mudas de espécies nativas como ipê rosa e amarelo, sibipiruna e quaresmeira e, após o plantio, será feito o acompanhamento técnico para o crescimento adequado das mudas.

Iniciada em março deste ano, a recuperação do trecho do Rio Santo Antonio foi realizada em caráter emergencial, com recursos do Governo do Estado. Esta etapa abrange uma extensão de 1,6 quilômetros do rio, com dragagem de 100 mil metros cúbicos de sedimentos e plantio de 12 mil metros quadrados de grama, além da construção de muros de gabião e argamassa.

As obras nas demais regiões, como o Vale do Rio Cuiabá, estão em fase final de licitação. Paralelamente, o Inea está realizando o trabalho de cadastramento, negociação e pagamento de indenizações dos proprietários dos 686 imóveis situados em áreas de alto risco de inundação, e que deverão ser demolidos. 




Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Áudios

_____________________   Participe das redes sociais   _____________________