Imprensa RJ
Notícias
Upp em Ação promove sábado de cidadania e saúde na Zona Norte do Rio
21/07/2012 - 20:25h - Atualizado em 21/07/2012 - 20:25h
» Fátima Rocha
Projeto movimentou as comunidades pacificadas de Santa Tereza
Neste sábado (21/07), o comando da Unidade de Polícia Pacificadora das comunidades da Coroa, Fallet e Fogueteiro, realizou o evento “UPP em Ação”. Durante todo o dia, postos de atendimentos disponibilizaram uma série de atividades e serviços gratuitos para adultos e crianças. A iniciativa visa estreitar o relacionamento entre os policiais e os moradores por meio da oferta de uma série de serviços que contam com a participação de órgãos públicos, entidades e empresas que apoiam o projeto.
Na parte da manhã, no Morro da Coroa, foram organizadas oficinas de maquiagem e animação para as crianças. Aulas de ginástica para 3ª idade, campeonato de embaixadinhas, teatrinho dos agentes comunitários e apresentação de capoeira também estiveram na programação.
Enquanto isso, na comunidade do Fallet, acontecia a 1ª Feira de Saúde e Cidadania, numa parceria com o Lions Club, onde foram oferecidos serviços gratuitos de saúde como testes de glicose e de acuidade visual; triagem auditiva; e exame preventivo de câncer de mama e do glaucoma. Os moradores puderam tirar a sua identidade sanguínea, verificar peso e altura, receber orientação sobre saúde bucal e aferir a pressão arterial.
Honorina Ferreira Pinto aprovou o projeto. Com uma amiga, ela passou a manhã fazendo ginástica e participando das atividades recreativas na Coroa. À tarde, foi a hora de cuidar da saúde.
– Esse atendimento é maravilhoso, não pode parar. Fiz preventivo de câncer de mama, verifiquei minha taxa de glicose e fiz exame de vista – disse Honorina, que teve a companhia da amiga Marlene Araújo nos exames.
– Estamos felizes com esse acompanhamento importante para a saúde. Já ganhei hidratante e pasta de dente. Muito bom. A organização está de parabéns – avaliou Marlene.
Outros cuidados com o corpo também não foram esquecidos. Os serviços de corte de cabelo, cuidados com a pele, massoterapia e shiatzu também foram oferecidos.
Suane Nataly, moradora da Coroa, resolveu cuidar da beleza e recebeu dicas de maquiagem. Já de batom novo nos lábios, reconheceu que o evento trouxe novidades.
– Adorei. Era muito difícil termos esses serviços por aqui. Essa área de lazer com atividades para as crianças também é muito importante.
No campo cívil, também não faltaram ações. O evento promoveu a emissão de carteira de trabalho; identidade; e certidões de nascimento ou casamento.
Para os empreendedores locais, o Sebrae esteve presente orientando sobre a formalização de empresas; tirando dúvidas sobre utilização de crédito, entre outros assuntos; e também promovendo palestra sobre gestão das empresas.
Suzana Sant’anna de Araújo Carlos está há dez anos no ramo de alimentos. A venda de refeições cresceu e ela, no ano passado, abriu a sua empresa. Sem experiência, resolveu pedir ajuda para não cometer erros seja na divulgação do seu trabalho ou na emissão de notas fiscais.
– Para manter a qualidade do meu produto preciso de orientação. Preciso gastar bem o meu tempo. Recebi as primeiras informações aqui e agendei uma nova conversa ainda essa semana. Essa vinda dos orientadores até a comunidade já facilitou a minha vida.
Para o comandante da UPP da Coroa, Fallet e Fogueteiro, capitão Sérgio Luiz Stoll, o projeto “UPP em Ação” foi uma das formas encontradas para aproximar cada vez mais a população da polícia, promovendo uma relação de respeito.
– Já tivemos várias ações sociais aqui, mas é a primeira vez que um evento abrange essas três comunidades, oferecendo serviços em vários espaços ao mesmo tempo. Com essa integração, atendemos o cidadão e mostramos que o policial também faz parte dessa cidade e deseja o melhor para ela.
O evento encerrou com a apresentação do Coral Infantil e do Ballet de Santa Tereza. Os grupos apresentaram músicas juninas e dança espanhola.