Notícias

RIO RURAL ENTREGA EQUIPAMENTOS E INSUMOS PARA PRODUTORES EM ITALVA

 03/02/2018 - 19:31h - Atualizado em 03/02/2018 - 19:55h

Incentivos do programa da secretaria estadual de Agricultura vão incrementar projetos das cadeias produtivas do leite e de olerícolas


Produtores rurais de microbacias em Italva, no Noroeste do estado, atendidas pelo programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, receberam na manhã deste sábado, no Escritório da Emater-Rio, equipamentos, máquinas e insumos para a implantação de subprojetos grupais para o incremento das cadeias produtivas do leite e de olerícolas.


O evento contou com as presenças do secretário estadual da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, representando o governador Luiz Fernando Pezão, do subsecretário estadual de Agricultura, Alex Grilo, representando o secretário Jair Bittencourt, da Presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, do Superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Nelson Teixeira, autoridades municipais e de municípios vizinhos, entre outros.


Na ocasião, foram entregues microtratores, roçadeiras, tanques de expansão, geradores de energia, caminhão tanque, material para a construção de dois centros comunitários e estacas e arame para projetos ambientais, adquiridos com recursos não reembolsáveis do programa.


- Sem o Rio Rural não teríamos mais as pessoas trabalhando no campo. Com o apoio para projetos de preservação ambiental e de incentivo à produção superamos dificuldades e conquistamos melhorias - agradeceu o produtor familiar Almerindo Correa da Silva, da microbacia Carqueja, primeira a ser atendida pelo programa em Italva.


As perspectivas de crescimento à partir dos benefícios do Rio Rural também foram destacadas pela agricultora familiar Denise Correa, da microbacia Coleginho, a mais recente a ser trabalhada.


- Criamos a associação de produtores em 2014 e graças ao Rio Rural conseguimos erguer nossa sede e conquistar diversos implementos importantes para a produção. Recebemos um tanque de resfriamento de leite, geradores e carretas - conta ela


Para o secretário Christino Áureo, os agricultores são os principais atores desse programa. Conseguiram transformar a forma de produzir no Estado, fazendo com que o governo do Rio de Janeiro tenha o reconhecimento internacional por ter criado uma política pública que conta com a participação comunitária.


- No Rio Rural os produtores decidem o que fazer com os recursos. Sabem o que é o melhor para eles - destacou, ao lembrar que a união é a melhor ferramenta para vencer os desafios e continuar nesse esforço coletivo em prol da agricultura sustentável no Rio de Janeiro.


A presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, agradeceu o empenho dos secretários da Casa Civil e da Agricultura para a liberação dos recursos do Banco Mundial para a continuidade do programa, único com a parceria do BIRD a ser confirmado após a aprovação da Recuperação Fiscal do Estado.


Segundo o superintendente de desenvolvimento sustentável, Nelson Teixeira, o foco maior neste ano é a criação de um projeto definitivo de sustentabilidade econômica para o Rio Rural, com entrega de todos os projetos previstos.
O Rio Rural está presente em Italva nas microbacias Córrego Marimbondo, Valão Carqueja, Córrego Santa Joaquina, Valão Carcanjo, Valão Prata e Córrego Coleginho. Nos últimos quatro anos foram investidos nas microbacias atendidas cerca de R$ 3,1 milhões em 467 subprojetos econômicos individuais e grupais e subprojetos ambientais, que protegeram e recuperaram o meio ambiente, beneficiando cerca de 300 produtores familiares.

 

 


  • Fotos

  • 7 fotos | 03/02/2018

    RIO RURAL ENTREGA EQUIPAMENTOS A PRODUTORES EM ITALVA



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________