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Autopista Fluminense inicia nova etapa das obras para ampliação da Avenida do Contorno

 19/02/2013 - 18:08h - Atualizado em 19/02/2013 - 18:35h

A concessionária deu início à limpeza do terreno para o desmonte de 40 mil metros cúbicos de rochas


A Autopista Fluminense deu início à limpeza do terreno para o desmonte de 40 mil metros cúbicos de rochas, intervenção que compõe as obras de ampliação de capacidade da Avenida do Contorno, em Niterói – região com maior movimentação de veículos do trecho da BR-101 RJ Norte administrado pela concessionária, com cerca de 90 mil veículos por dia. Máquinas e operários trabalham às margens da pista sentido Espírito Santo, no km 321,1, em frente ao Estaleiro UTC. O desmonte de rocha será feito a frio, sem detonação de explosivos, o que exigiria um isolamento da área do entorno da via, com a evacuação de moradores, paralização temporária das atividades dos estaleiros e fechamentos das duas pistas da Avenida do Contorno.



Todo material pétreo retirado da rocha – cerca de 80 mil toneladas ou o suficiente para encher mais de dez mil caminhões de médio porte, será utilizado nas obras. O escoamento desse material será feito no período noturno. As intervenções são planejadas de forma a gerar o menor impacto possível no dia-a-dia dos usuários da rodovia.

Também estão em construção as 66 vigas (cada uma pesando 70 toneladas) necessárias para implantação do novo viaduto sobre o pátio Leopoldina Railway (antiga estação ferroviária do Barreto), que terá cerca de 350 metros de extensão e onde atualmente está localizado o canteiro de obras e o pátio de vigas. Para a construção do novo viaduto, serão utilizados 4,6 mil metros cúbicos de concreto e cerca de 1.500 toneladas de aço.

Nesta etapa de intervenções para a ampliação da capacidade da Avenida do Contorno, são gerados em torno de 180 empregos diretos – número que pode chegar a 250, com priorização de mão de obra local. Com previsão de dois anos de execução, a obra é uma das mais importantes do contrato de concessão firmado entre a Autopista Fluminense e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O projeto de ampliação de capacidade da Avenida do Contorno prevê o alargamento da pista atual de duas faixas de rolamento sem acostamento para três faixas de rolamento com acostamento, o que possibilitará utilizar o acostamento da via como quarta faixa para o tráfego de veículos durante operações especiais em feriados e finais de semana. Também serão construídos pontos de ônibus adequados para o embarque e desembarque de passageiros

A Avenida do Contorno


Inaugurada no início dos anos 1960, a Avenida do Contorno foi criada para fazer a ligação das áreas portuárias e ferroviárias de Niterói e São Gonçalo, além de melhorar as condições viárias entre as duas cidades. Com a inauguração da Ponte Rio-Niterói, em 1974, o tráfego de veículos na via aumentou e sua ampliação de capacidade tornou-se uma necessidade.



Atualmente com 2,2 quilômetros de extensão, a “Contorno” - como é popularmente conhecida - recebe o fluxo de veículos proveniente das cidades de Niterói, Rio de Janeiro e outras da região metropolitana com destino à rodovia Niterói–Manilha e as regiões de São Gonçalo e Itaboraí. Visto como um dos principais gargalos rodoviários do Estado do Rio de Janeiro, este trecho recebe mais de 90 mil veículos por dia e devido à sua geometria, as retenções nos horários de pico são inevitáveis e se agravam nos finais de semana e feriados – o que aumenta a emissão de gases poluentes na atmosfera e o tempo de deslocamento.




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