Casa Civil e Desenvolvimento Econômico

Notícias

Desenvolvimento Econômico

Governo lança Balanço e Matriz Energética do Rio

 16/05/2018 - 19:58h - Atualizado em 16/05/2018 - 19:59h
 » Fernanda Domingues // Fotos: Carlos Magno

Objetivo é indicar pontos fortes do setor e sinalizar áreas com potencial para aporte


 A Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico lançou ontem, no auditório do Palácio Guanabara, o Balanço Energético do Estado do Rio de Janeiro (2015 e 2016) e a Matriz Energética do Estado do Rio de Janeiro (2017 a 2031).

Os estudos são resultado do esforço conjunto do Governo do Estado, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e da Petrobras.
A pesquisa, com foco no Rio de Janeiro, reúne informações que possibilitam remodelar a base de dados energética do estado, auxiliando políticas públicas que reforçam a segurança necessária para o suprimento de energia. Um dos objetivos é estimular o interesse de potenciais investidores.

Além de ser um importante banco de dados sobre energia no Rio de Janeiro, o Balanço Energético é uma ferramenta de planejamento do Governo do Estado para a promoção da segurança energética fluminense nos próximos anos. Os dados apresentados apontam uma redução na demanda por energia, como reflexo da recessão econômica vivida pelo país.

O estudo aponta que o Rio de Janeiro manteve sua importância como produtor de petróleo e gás natural. Comparado com 2014, a produção de energia primária apresentou crescimento de 14,4% em 2016, correspondendo a mais de 1/3 de toda a energia consumida no Brasil.

Setores como indústria e transportes, que são diretamente dependentes da atividade econômica, tiveram seus consumos totais de energia reduzidos em 8,5 e 12,3% em relação a 2014, respectivamente.

– A missão desse documento é fundamental para oferecer subsídios e fomentar investimentos na área de energia. É imprescindível tornar transparente o perfil energético fluminense, com suas demandas e potencialidades – explicou o subsecretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Paulo Renato Marques.

Panorama da oferta e demanda

A Matriz Energética do Rio de Janeiro traz um panorama das condições de oferta e demanda de energia para os próximos quinze anos (2017-2031). O objetivo é fornecer elementos para garantir o suprimento de energia à população e aos meios de produção, com qualidade e menor custo, tendo em vista o desenvolvimento do estado e o bem-estar da sociedade.

O estudo tem fundamental importância para gerar orientações de ações na área energética ao analisar os aspectos tecnológicos, econômicos, financeiros, sociais, ambientais, institucionais, de recursos humanos e a interligação entre eles.

O cruzamento de informações usa como base a estrutura final da energia e as potencialidades energéticas. Também são consideradas as condições socioambientais, assim como as políticas energéticas estaduais e setoriais, além das novas tendências tecnológicas.

Mais informações podem ser obtidas por meio do link www.rj.gov.br/web/sedeis/exibeconteudo?article-id=6797048.


  • Fotos

  • Governo estadual lança Balanço e Matriz Energética do Estado do Rio.

    2 fotos | Desenvolvimento Econômico | 16/05/2018

    Governo estadual lança Balanço e Matriz Energética do Estado do Rio



Encontre em um mesmo espaço serviços públicos facilitando a vida do cidadão e do empresário.

Diário Oficial

  

 

PROGRAMAS E AÇÕES

___________________   Participe das redes sociais    _____________________