play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Segurança energética é incluída em debates sobre a elaboração do Plano de Manejo de Gericinó-Mendanha

Segurança energética é incluída em debates sobre a elaboração do Plano de Manejo de Gericinó-Mendanha
Segurança energética é incluída em debates sobre a elaboração do Plano de Manejo de Gericinó-Mendanha

Atuação conjunta de diversos órgãos e instituições do estado visa conciliar preservação ambiental, segurança de infraestruturas e bem-estar da população 

O Centro de Gerenciamento de Risco em Emergência em Energia (CGREE), do Governo do Rio, participou nesta semana, a convite do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), de reunião para elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental de Gericinó-Mendanha (APAGM) e do Parque Estadual do Mendanha (PEM). O encontro foi realizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Bicho Preguiça, em Campo Grande (RJ).

Durante o encontro, foi reforçada a importância da inclusão, no Plano de Manejo, de medidas voltadas à segurança energética e à proteção das infraestruturas críticas localizadas na região. A iniciativa busca reduzir riscos de interrupções no fornecimento de energia que possam comprometer serviços essenciais, como comunicações de emergência, segurança pública, atendimento do Corpo de Bombeiros e outras atividades fundamentais para a população.

Coordenador do CGREE, o coronel Alexandre Silveira participou das discussões ao lado de diversos órgãos e instituições estratégicas, como o Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER), Exército Brasileiro e Superintendência de Comunicações Críticas da Polícia Militar (SCCRIT).

A contribuição do CGREE fortalece o planejamento integrado do território, promovendo maior resiliência dos serviços públicos, mais segurança para os moradores e visitantes da região e melhores condições para a resposta a situações de emergência. 

Também foi destacada que a atuação conjunta entre os diversos órgãos e instituições participantes é fundamental para a construção de um Plano de Manejo mais abrangente e efetivo, capaz de conciliar a preservação ambiental com a segurança operacional das infraestruturas estratégicas e o bem-estar da população, evidenciando a importância da cooperação interinstitucional no planejamento e na gestão territorial do Estado do Rio de Janeiro.

v_202505211030_0