Serviço de Informação ao Cidadão - SIC





.Ouvidoria SECTI

Local: Av. Erasmo Braga nº 118, 4º andar – Centro – RJ

Horário de atendimento: das 10h às 16h

e-mail: ouvidoria.secti@secti.rj.gov.br

Ouvidora: Natalia Fernandes 

 

.e-SIC - Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Federal.

O cidadão ainda pode entrar com recursos e apresentar reclamações sem burocracia.

Website: http://www.esicrj.rj.gov.br/

 

 

.Planos de  ação para retomada às aulas

 

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) concluiu o plano de retomada das aulas presenciais das unidades vinculadas (Faetec, Cecierj, Uerj, Uezo e Uenf) da pasta, conforme solicitação do documento do Ministério Público do Rio de Janeiro nº 2020. 00259727, que prevê a organização, gestão e execução de respostas sanitárias ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (COVID-19), no que se refere à RECOMENDAÇÃO Nº 26/2020. 
 
 
Para o Plano de retomada foi criado um Grupo de Trabalho “Comissão de Planejamento de retorno das atividades”, incluindo todas as instituições vinculadas e o Conselho Estadual de Educação. Através de reuniões virtuais, foram apresentadas ações realizadas no período de isolamento, são elas: conjunto de medidas urgentes e necessárias à proteção da vida e prevenção de casos, mitigação dos problemas causados pela suspensão das atividades e discussão sobre o planejamento para a retomada de acordo com a realidade de cada instituição, e alinhamento seguindo as Diretrizes do Conselho Estadual de Educação, com esforço conjunto para minimizar os impactos. 
 
 
O plano foi organizado em etapas e será colocado em prática em formatos semelhantes por todas as instituições vinculadas, respeitando as especificidades de cada uma das unidades. O tempo para implantação das mesmas, porém se dará em momentos diferentes. Vale ressaltar que todas as etapas estão de acordo com as diretrizes curriculares nacionais:
 
- O estabelecimento de metodologias educacionais e de avaliação, 
 
- Oferta de capacitações em educação digital e formação de professores como estratégia de melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, voltadas aos segmentos componentes das comunidades universitárias, 
 
- Realização de atividades remotas ou mediadas por tecnologias em componentes disciplinares presenciais.
 
 
Cabe ressaltar que as informações epidemiológicas, as incertezas em relação à efetividade das medidas de proteção adotadas, a capacidade sanitária local, as desigualdades sociais existentes e a desigualdade no acesso às tecnologias de informação e comunicação, aliada às ofertas e suporte à educação remota, junto com a necessidade de aporte orçamentário para a implementação das medidas recomendada pelas Comissões, Grupos de Trabalho e Técnicos, obedeceu aos seguintes itens:
 
1. Redução da circulação de pessoas;
2. Organização da circulação de pessoas;
3. Organização dos ambientes de circulação e de trabalho;
4. Utilização do ensino remoto/hibrido, respeitadas a autonomia das Instituições Vinculadas;
5. Vigilância em Saúde do Trabalhador.
 
 
Assim, com base nos critérios já elencados, os documentos foram elaborados levando em conta: 
 
- Levantamento do perfil de saúde e de risco para Covid-19 de todas as instituições vinculadas; - Elaboração de um formulário virtual para o levantamento da situação da saúde relacionado às comorbidades e riscos de todos os servidores e profissionais que atuam na SECTI e em todas as unidades. 
 
 
Estas e outras informações, incluindo as ações realizadas durante o período da emergência sanitária e do isolamento social, e as orientações e planejamento para a retomada das atividades, podem ser consultados no site da secretaria de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
Confira abaixo, o planejamento de cada instituição: 




Fundação Cecierj
Fundação Cecierj - Relatório
Rede Faetec
UENF
UEZO Parte 1
UEZO Parte 2
UERJ