Notícias







Boletim Seap - 25 de Junho de 2020


A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informa que, até o momento, 109 internos testaram positivos para a Covid-19 no sistema prisional fluminense, sendo que 26 passaram por testes de Swab nasal no Pronto Socorro Geral Doutor Hamilton Agostinho, no Complexo de Gericinó, analisado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen); e 83 realizaram testes rápidos nas referidas unidades, onde estão acautelados. Todos passam bem. Um teve liberdade pela justiça e 36 estão isolados dos outros privados de liberdade no Presídio Gabriel Ferreira Castilho, no Complexo de Gericinó,  onde estão acompanhados pela equipe de saúde, mesmo estando assintomáticos.

 

Ao todo, entre os casos confirmados no sistema prisional fluminense , houve 12 óbitos, sendo 11 ocorridos no Pronto Socorro Geral Doutor Hamilton Agostinho e um no Hospital Pedro II, onde o referido interno estava internado por outro diagnóstico e adquiriu a doença.

 

A Seap lamenta as mortes dos internos e esclarece que a equipe da Coordenação de Saúde, subordinada à Subsecretaria de Tratamento Penitenciário, está monitorando a saúde dos internos.

 

Casos confirmados entre servidores

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária destaca que, ao todo, 1.661 servidores realizaram testes rápidos, que foram disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde e pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para a Covid-19. Ao todo, 201 testaram positivo para a referida doença. Entre os casos confirmados, quatro faleceram. A última confirmação de falecimento por coronavírus ocorreu no dia 21 de Maio.

 

A Seap lamenta as mortes e informa que os testes rápidos de Covid-19 disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde já estão sendo realizados, desde o dia 4 de maio, nos ambulatórios da sede da Seap, na Central, e no Complexo e Gericinó, em Bangu, por meio de agendamento telefônico. Em um primeiro momento, foram testados os servidores que lidam diretamente com os internos nas unidades prisionais.

 

É importante esclarecer que a Secretaria, ao ser informada do quadro clínico do servidor, em caso de internação ou falecimento, vem prestando auxílio institucional através da Coordenação de saúde ocupacional necessário aos familiares em relação aos procedimentos administrativos que estes deverão adotar.  

 

Vale ressaltar que, em caso de falecimento, faz-se uso do protocolo de acolhimento ao luto a todos os familiares, disponibilizando atendimento psicológico e psiquiátrico.


 
Ações de prevenção e combate ao Coronavírus

 

A Seap  ressalta o empenho incansável dos seus servidores e o apoio de familiares dos internos que vêm contribuindo para o cumprimento das ações protetivas adotadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro nas unidades.

 

Destacamos, ainda, outras ações de prevenção e combate ao à Covid-19 que estão ocorrendo, desde o dia 13 de março, em todas as unidades prisionais:

 

- Conforme decreto, publicado em Diário Oficial, pelo governador Wilson Witzel, as visitas permanecem SUSPENSAS nas unidades prisionais;

 

- Todos os presos, que estão ingressando no sistema, ficam em isolamento social durante 14 dias, acompanhados pela equipe de saúde desta Secretaria.  Após esse período, não apresentando qualquer sintoma respiratório e/ou febre, os mesmo são inseridos no coletivo da unidade;

 

- Realização de testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 em mais de 1.500 servidores; 

 

- Já foram distribuídas mais de 280.000 máscaras descartáveis e reutilizáveis e 137.000 luvas cirúrgicas, além de cerca de 1.700 litros de álcool em gel e líquido aos servidores. As unidades prisionais também receberam 110 Face Shields, além de 515 óculos de segurança e água sanitária para a intensificação da limpeza;

 

- Foram distribuídos termômetros infravermelho nas unidades prisionais para a aferição da temperatura dos servidores ao chegarem para trabalhar;

 

- Também foi instalada um número maior de pias nas unidades e fornecidos sabão e toalha de papel, para a facilitação e intensificação da lavagem das mãos, com orientação da área técnica da Seap;