Notícias





Gabriel Lobo


SECTI e Dell fecham parceria e oferecem 2.000 vagas em cursos voltados para pessoas com deficiência


Com o objetivo de promover a inclusão social e a qualificação profissional para pessoas com deficiência (PCD) ou vulnerabilidade social, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com a empresa Dell Technologies, firmou nesta sexta-feira (07), um acordo que disponibiliza gratuitamente 2.000 vagas para o Programa Gratuito de Qualificação Acessível Profissional. São cursos na modalidade EaD (Ensino à Distância), com vagas doadas pela Dell, que serão executados pela vinculada da SECTI, Fundação Cecierj.
 
 
A plataforma utilizada já capacitou mais de 9.400 pessoas com e sem deficiência e foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar do LEAD (Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da Dell), que conta com cerca de 30% dos colaboradores com alguma deficiência. O sistema dispõe de recursos de acessibilidade, como Intérpretes de Libras, alertas sonoros, comandos de voz e audiodescrição de imagens. Ao todo estão disponíveis 13 opções de cursos para os alunos, entre eles: informática prática, introdução a aplicativos on-line do Google, empreendedorismo e ética, atendimento ao cliente, cursos técnicos na área de programação como introdução à lógica de programação, fundamentos de programação orientada a objetos com Java e integração de aplicações e serviços com Java. 
 
 
Para o secretário da SECTI, Leonardo Rodrigues, a falta de qualificação profissional é a principal barreira que pessoas com deficiência enfrentam para conquistar um espaço no mercado de trabalho. “Por lei, empresas com mais de 100 funcionários devem preencher obrigatoriamente uma porcentagem do quadro de cargos com vagas para pessoas com deficiência. Entretanto, há um grande impasse nessa temática: muitas vezes não conseguem bater a meta estabelecida, por falta de mão de obra qualificada. Essa questão é justamente uma das nossas principais missões, transformar vidas por meio da profissionalização. Tenho certeza que essa nova parceria será de fundamental importância para mudar esse cenário”, completou o secretário.
 
 
Sob o mesmo viés de mais oportunidades no mercado de trabalho, a diretora de Relações Governamentais da Dell, Rosana Galvão, pontua a pequena quantidade de pessoas com deficiência empregadas. “Elas representam apenas 1% dos trabalhadores formais do Brasil, segundo o Ministério da Economia. Para mudar este cenário, é preciso oferecer educação técnica e qualificada para que estes talentos tenham mais oportunidades, se transformando e ganhando destaque”, completou.
 
 
As tratativas dessa parceria foram iniciadas em 2019, por meio do apoio da Subsecretaria de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo, órgão vinculado à SECTI, que buscou viabilizar o acordo. Agora efetivado, as inscrições começam na próxima segunda-feira (10), e terminam no dia 02 de março, pelo site leadfortaleza.com.br. A divulgação da lista dos selecionados será realizada em 06 de março, já o início das aulas acontecerá no dia 16 do mesmo mês.
 
 
O aluno que não tiver computador disponível para acessar o material dos cursos, pode comparecer a um polo do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) mais próximo, de terça a sexta-feira, das 13h às 17h, para utilizar o laboratório de informática da unidade. O conteúdo também pode acessado pelo pelo aplicativo Aprendizado Acessível, disponível em versões para Android e IOS.
 
 
O presidente da Fundação Cecierj, Prof. Gilson Rodrigues, ressalta a importância de tornar o ensino acessível para todos. "Estamos felizes em poder fazer parte de uma parceria que vai levar conhecimento prático para uma parcela da população do Estado do Rio de Janeiro que até então não tinha acesso, dentro de uma área que é o futuro do mercado de trabalho. Esse projeto vai de encontro com a filosofia da Fundação Cecierj que é democratizar o acesso ao conhecimento, neste caso, democratizaremos o acesso ao desenvolvimento de tecnologia de ponta. Esse é um exemplo frutífero de uma parceria público-privada que tem sido uma tendência no atual governo."
 
 
Dúvidas no processo de inscrição podem ser tiradas pelo e-mail: suporte@dellead.com.br, pelo telefone: (85) 3492-1062 ou por WhatsApp: (85) 99946-0145.