Notícias





Gabriel Lobo


Governo do Estado lançou nesta quinta-feira o programa Comunidade Cidade na Rocinha


O Governo do Estado lançou na tarde desta quinta-feira (30) o programa Comunidade Cidade, no CIEP da Rocinha. O programa levará obras de reordenamento urbano, saneamento (água, esgoto e drenagem) e infraestrutura com construção de unidades habitacionais, mobilidade urbana e políticas sociais a diversas regiões do estado. 
 
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) oferecerá qualificação técnica, profissional e tecnológica. Serão disponibilizadas 170 vagas em cursos de administração, computação, pedagogia e tecnologia em gestão de turismo. O secretário Leonardo Rodrigues afirma que a participação das vinculadas (Faetec e Cecierj) neste programa será essencial para a transformar a realidade dos moradores.  “O que a comunidade precisa é não ter que se deslocar para longe em busca de qualificação profissional. Muitas vezes não há recursos. Nosso papel é justamente levar o ensino até eles para que tenham mais oportunidades e encontrem um espaço no mercado de trabalho”, completou o secretário. 
 
A Rocinha será a primeira localidade a receber as melhorias. As intervenções começam nas próximas semanas e beneficiarão cerca de 122 mil moradores da região. Coordenado pela Secretaria de Estado de Governo, o Comunidade Cidade também levará para a Rocinha ações sociais e serviços nas áreas de educação, esporte, lazer, cultura, assistência social, trabalho e projetos para garantir a geração de emprego e renda. 
 
Durante o evento, o governador Wilson Witzel ressaltou a geração de empregos para a comunidade e o compromisso de transformar a vida dos moradores. “Assim que fui eleito, o primeiro compromisso que coloquei como prioridade foi dar dignidade a quem mora na comunidade e, por isso, batizamos esse projeto de Comunidade Cidade. Nós vamos gerar 2.000 postos de trabalho até 2025 quando o projeto terminar. Serão 2 bilhões de reais investidos na comunidade”, finalizou Witzel.