Notícias







Seap realiza 5ª Semana do Bebê UMI


Com o tema “Ser mãe é transformar a vida em um novo começo”, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Unidade Materno -Infantil (UMI), promoveu o encerramento da5ª Semana do Bebê, nesse sábado, dia 7, na sede da unidade prisional, em Bangu, na Zona Oeste. Entre as autoridades presentes à solenidade estiveram a ouvidora da Seap, Carmen Maria Amarant e  a coordenadora do escritório do Rio de Janeiro do Unicef, Luciana Phebo.
 
Na ocasião, 18 internas da UMI e da Penitenciária Talavera Bruce desfilaram com trajes de gala e casual. Sara Pereira foi eleita "TB Gestante" e Monique Mendonça e Raquel Pio Resgate, respectivamente, conquistaram as primeiras e segundas colocações do concurso de mamães. O trio foi contemplado com cestas de cuidados pessoais para mamães e bebês.
 
A apenada, da UMI, Monique Mendonça, de 25 anos, comentou sobre a emoção de conquistar  o primeiro lugar no desfile de mamães.
 
- Foi uma surpresa ganhar o concurso. Sempre fui vaidosa e gostei de me arrumar. Depois de um ano e meio sem passar maquiagem, nem estou me reconhecendo. Gostei muito de ter participado do desfile - comemorou Monique, que é mãe de três filhos e, ainda, teve a presença da família na plateia.
 
A programação também contou com oficinas de doula e bonecas de abayomi; dinâmicas com familiares; debates; entre outras atividades, como a entrega de kits com roupas, fraldas, lenços umedecidos, entre outros itens, que foram entregues às internas pelas juízas Larissa Franklin Duarte e Roberta Barrouin e a diretora do Departamento de Penas de Medidas Alternativas, Adriana de Luca, da Vara de Execuções Penais (VEP), do Tribunal de Justiça. 
 
Durante o evento, também foi inaugurada a primeira brinquedoteca em funcionamento nas penitenciárias do Estado do Rio. Destinada aos filhos das detentas, o espaço conta com brinquedos e livros.
 
A diretora da Coordenação de unidades prisionais femininas e cidadania LGBT (Cofenci) da Seap, Rosana Félix, destacou a importância da iniciativa.
 
-Realizamos esse evento para integrar as presas e harmonizar a convivência entre elas. Sem dúvida, os momentos vividos, aqui, também contribuirão  para uma vida digna, saudável e feliz desses bebês - ressaltou.
 
 
A Semana do Bebê é uma parceria da Seap com o UNICEF, CEVIJ – TJ/RJ, MPRJ, SMS, Uerj,  Coletivo Doulando Vidas, Fundação Angelica Goulart, Humaniza Rio, Associação Brasileira Terra dos Homens e CECIP. 
 
A UMI foi considerada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante vistoria em 24 unidades prisionais do país, como um “modelo de boas práticas no atendimento à mulher"