Notícias





Divulgação


Leão XIII: Identifica RJ beneficia mais de 45 mil pessoas no estado


Por Leonardo Scheuer
Crédito: Divulgação 

 

A Fundação Leão XIII, por meio do projeto Identifica RJ - que acontece em parceria com o Detran, dando gratuidade para emissão de segunda via de documentações -, já beneficiou mais de 45 mil cidadãos com novas certidões de nascimento e carteiras de identidade, em cerca de 340 ações realizadas, de fevereiro até o momento.

 

Lançado, inicialmente, para atender os moradores da Rocinha, que foram vítimas das chuvas e perderam seus documentos, o projeto segue como agenda pública de acesso à documentação civil, voltada para pessoas em condição de vulnerabilidade social. As ações acontecem aos sábados e domingos, das 9h às 13h, com distribuição de senhas para os atendimentos.

 

“Dados do último censo de 2010, revelaram que 4,5% da população fluminense está em situação de sub-registro. São mais de 700 mil pessoas que passam a vida sem possuir certidão de nascimento ou carteira de identidade”, destacou Allan Borges, presidente da Leão XIII.

 

Como política de enfrentamento a outro grave problema - o alto índice de crianças matriculadas nas escolas que não possuem identificação civil -, a Fundação Leão XIII lançou, em setembro, o Identifica RJ nas Escolas, e já soma quase 2 mil crianças e adolescentes beneficiados.

 

“Aproveitei a oportunidade e levei meus sete filhos para tirar primeira e segundas via da identidade. A gente não pode deixar passar! É uma iniciativa muito boa”, disse Débora Andrade Malaquias, moradora de Petrópolis, que participou, com sua família, da ação realizada na Escola Municipal Alto Independência, no dia 19 de outubro.

 

A Fundação Leão XIII também mantém o projeto Identifica RJ para População em Situação de Rua, que assegura documentação e cidadania para quem está em condição de extrema vulnerabilidade, a partir do trabalho de abordagem social, também realizado pela entidade, como parte da Marcha pela Cidadania e Ordem.