Gabriel Esteves (DER-RJ)

Convênios de cooperação técnica entre DER-RJ e municípios garantem melhorias nas estradas estaduais

Por Simone Bloris
Crédito: Gabriel Esteves

Vinculado à Vice-governadoria do Rio, o Departamento de Estradas de Rodagem tem feito, pela primeira vez, convênios de cooperação técnica com diversos municípios, visando a melhoria da infraestrutura das rodovias dos municípios e do estado, em geral. Tudo isso vem acontecendo devido a uma grande união de forças entre o Executivo e o Legislativo.

Com o esforço do governador Witzel e do vice Cláudio Castro, chancelados pelo Legislativo estadual, as assinaturas dos convênios têm sido feitas semanalmente na sede do departamento, no Centro do Rio, com a participação do presidente do DER-RJ, Uruan Cintra de Andrade, nas interlocuções com os prefeitos.

Os acordos preveem a delegação, para os governos municipais, de serviços como execução de obras específicas, conservação e demais ações que contribuam para a melhoria da malha rodoviária estadual. Em contrapartida, o DER fica responsável por aprovar os projetos apresentados e fiscalizá-los, além de prestar assessoria técnica. O prazo de vigência será de 60 meses, podendo ser renovável por igual período.

“A assinatura dos convênios com as cidades do estado mostra a força da união entre os Poderes Executivo e Legislativo. Afinal, os acordos são resultado de esforços conjuntos entre o DER, representando o governador Wilson Witzel e o vice-governador Cláudio Castro, e a Assembleia Legislativa. No fim das contas, quem se beneficia é a população, que merece e terá serviços melhores nas estradas. Rodovias melhores geram impactos positivos na vida de todos e na geração de renda e de empregos para o Rio de Janeiro. Isso é desenvolvimento. Precisamos trabalhar unidos para o bem comum”, disse Uruan.

Até o momento, o departamento já celebrou 56 parcerias com municípios. As outras cidades contempladas são: Miguel Pereira, Tanguá, Nova Iguaçu, Trajano de Moraes, São João de Meriti, Mesquita, Porto Real, Teresópolis, Santa Maria Madalena, Cordeiro, Sapucaia, Sumidouro, Magé, Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica, Belford Roxo, Mendes, Iguaba Grande, Paty do Alferes, Barra Mansa, Nilópolis, Búzios, Cabo Frio, São João da Barra, Engenheiro de Paulo de Frontin, Duque de Caxias, Japeri, Casimiro de Abreu, Italva, Laje do Muriaé, Miracema, Aperibé, Cambuci, São Gonçalo, Cardoso Moreira, Porciúncula, São José de Ubá, Itaocara, Varre-Sai, Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Queimados, Santo Antônio de Pádua, Carmo, Campos, Piraí, Macuco, Cantagalo e Arraial do Cabo.