Notícias







SECTI apresenta projeto inédito voltado para a Formação Técnica Profissionalizante em evento


A Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) apresentará um projeto inédito de formação técnica e profissionalizante no Rio Innovation Week, encontro de tecnologia e inovação que reúne profissionais de toda a América Latina entre 13 e 16 de janeiro no Jockey Club. Os Centros Integrados de Pesquisa, Tecnologia e Inovação serão instalados nas 8 regiões do Estado do Rio de Janeiro e oferecerão atividades relacionadas a ciência, aperfeiçoamento tecnológico, formação profissional e técnica, além de hubs de inovação para reunir startups para difusão de novos empreendimentos.


Os Centros reúnem os elementos necessários para promover uma grande transformação na economia fluminense. Eles estarão localizados nas cidades de Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Resende e São João de Meriti.


Com um projeto moderno, arrojado e revolucionário, os Centros Integrados de Pesquisa, Tecnologia e Inovação foram idealizados pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, como instituições capazes de criar novos horizontes para a população.


De acordo com o secretário, os prédios foram projetados como smart-buildings (prédios inteligentes), com o objetivo de promover a capacidade criadora da sociedade, abrir novos horizontes para a população do estado, além de reduzir substancialmente os custos de operação e manutenção por parte do poder público.

“Os Centros foram planejados de acordo com as realidades locais para que o papel inovador seja adequado às demandas da sociedade. Vamos buscar parcerias com as empresas para que elas possibilitem o desenvolvimento das vocações regionais nos locais e regiões vizinhas onde eles serão instalados”, afirmou o secretário.


Muitas atividades


Localizados em Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Resende e São João de Meriti, os Centros possibilitarão a execução de inúmeras atividades relacionadas a ciência, tecnologia, inovação e formação profissional e técnica, em regime de cooperação interinstitucional, entre setores público e privado.


Os estudantes vão contar com centros de monitoramento, que servirão à coletividade como vetores de desenvolvimento de um ambiente de smart city; hubs de inovação, que irão reunir startups, que sejam núcleos ativos de difusão de empreendimentos; programas de formação de startups, que reúnam e apoiem empreendedores; instalação de alas de interatividade científica, exposições, conferências e workshops abertas ao público; cursos EAD e técnicos profissionalizantes, adequados às demandas locais e integrados às atividades dos Centros; programas de difusão da ciência para o corpo docente e discente local e um espaço de laboratório para pesquisas e inovação, em  convênio com agentes públicos e privados, que possam incrementar a produtividade regional, atendendo a demanda  local.


Os frutos do projeto serão percebidos pelos efeitos imediatos no desenvolvimento econômico e social das comunidades que o receberão. A SECTI, assim, cumpre seu papel de fomentar a formação profissionalizante junto à sociedade levando uma mentalidade inovadora que fará diferença na vida de milhares de cidadãos fluminenses.


Serviço:


Rio Innovation Week

Jockey Club Brasileiro - Praça Santos Dumont, 31 - Gávea, Rio de Janeiro
13 a 16 de janeiro de 2022, 10h a 21h

Inscrições: rioinnovationweek.com.br