Macaé receberá Encontro para o Desenvolvimento Econômico Regional

O município de Macaé recebe no dia 2 de dezembro (quinta-feira) o Encontro para o Desenvolvimento Econômico Regional. Promovido pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o evento tem como objetivo debater vocações, oportunidades, investimentos, gargalos e desafios, além de estabelecer agendas para o desenvolvimento da região Norte Fluminense.

O evento engloba, além de Macaé, os municípios de Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu, Cardoso Moreira, Carapebus, Quissamã, São Fidélis, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.

–Os Encontros fazem parte da política do governo do estado de valorização dos municípios. O governador Cláudio Castro entende que o estado só vai alcançar o crescimento econômico com o fortalecimento dos 92 municípios. Ele tem orientado seu secretariado a entregar políticas públicas com o olhar da municipalidade, valorizando e tratando as regiões com a mesma importância –, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah.

Na programação do encontro, das 9 às 11 horas será a abertura institucional com assinatura da carta de compromisso entre os prefeitos e o Governo do Estado; de 11 às 12h30, reunião temática sobre perspectiva do setor do óleo e gás com instituições que representam o setor e o mercado local; de 13h30 às 18 horas, oficina/panorama do desenvolvimento regional, com objetivo de promover um debate sobre vocações econômicas da região como agricultura familiar, turismo, comércio, pesca, além do petróleo.

Simultaneamente à oficina, será promovida no espaço destinado a negócios a rodada do Compra RJ, com 17 empresas âncoras – públicas e privadas – das 13 às 18 horas. De 11 horas às 12h30, o Sebrae, que é o agente técnico do evento, vai detalhar como ser fornecedor do Governo do Estado do Rio e das prefeituras, com participação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do RJ. Haverá área de atendimento, das 10 às 18 horas, com estandes das prefeituras, Agência Estadual de Fomento (AgeRio), Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), Sebrae, Fecomércio, CRC e Instituto Proa.

O primeiro Encontro, realizado em novembro, em Itaboraí, teve como foco o potencial de atração de investimentos e geração de emprego do Polo GasLub (antigo Comperj).