Notícias





Moskow


Cerca de 23 mil alunos serão beneficiados com parceria entre a SECTI e a Oracle Academy


A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (SECTI) e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), firmaram parceria com a Oracle Academy (programa educacional filantrópico disponível em mais de 120 países. A Oracle Academy oferece uma variedade de recursos de educação em ciência da computação para escolas secundárias, faculdades e universidades, o que garantirá acesso ao ensino tecnológico às 51 unidades educacionais. O programa prevê a capacitação de docentes que atuarão como multiplicadores, levando acesso a uma plataforma de conteúdos e infraestrutura de tecnologia ao longo de 3 anos.
 
 
A estimativa é que 160 professores da Rede sejam capacitados diretamente pela empresa. Eles atuarão como multiplicadores, podendo chegar ao total de 2 mil docentes preparados para transmitir conhecimentos de tecnologia para cerca de 23 mil estudantes em todo o Estado. As trilhas de conteúdos que serão ministrados até 2023 inclui programação em Fundamentos em Java, Banco de Dados e programação em SQL. As aulas serão ministradas online.  
 
 
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Dr. Serginho, esta parceria é estratégica e de extrema relevância para o novo ciclo que se inicia na educação da nossa vinculada Faetec. “A excelência da Oracle irá proporcionar uma capacidade de renovação na nossa Rede. É uma estratégia de transformação digital visando à atualização frente às novas tecnologias. Estamos buscando uma infraestrutura capaz de proporcionar cada vez mais um ensino de qualidade com foco na era digital”, afirmou o secretário.   
 
 
Luiz Meisler, vice-presidente da Oracle na América Latina, que reside na cidade do Rio de Janeiro, comenta que a educação é a ferramenta fundamental da sociedade. “Vivemos em um momento em que o conhecimento é um bem único e extremamente relevante. Por isso, é papel também das corporações dar acesso ao conhecimento e capacitar novos profissionais do futuro por meio da tecnologia”. Para a gerente do Oracle Academy na Oracle Brasil, Fabiana Valente, a parceria garante que o conhecimento em tecnologia chegue à várias localidades, mesmo que estejam geograficamente distantes. “Com as aulas síncronas, garantimos cobertura em diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro, fornecendo conhecimento para professores. Nosso objetivo é dar acesso a um conteúdo acadêmico de tecnologia de muita qualidade, permitindo que os estudantes sejam preparados para este mercado que está em grande expansão. A ideia é formar um ciclo virtuoso que fomenta o aprendizado, a capacitação e o acesso à tecnologia”, completa.
 
 
Para o presidente da FAETEC, João Carrilho, esta parceria vai agregar ainda mais conhecimento para os nossos profissionais e, consequente, para a formação dos alunos.  “Considerando a tradição e liderança da Oracle no ramo de banco de dados, a parceria permitirá um aperfeiçoamento dos cursos da Rede Faetec na área de tecnologia. Afinal, o profissional com o certificado dessa respeitada empresa é ainda mais valorizado no mercado de trabalho”, avalia Carrilho.
 
 
Sobre Oracle Academy no Brasil
 
O programa global da Oracle está presente em mais de 130 países e no Brasil, apenas nos últimos dois anos, mais de 1.500 instituições foram beneficiadas e mais de 500 se associaram ao programa. Sua trilha de aprendizagem cobre de norte a sul do país, levando conteúdos de linguagens de programação, banco de dados, inteligência artificial, computação em nuvem, entre outros temas, para mais de 3.500 professores. O programa oferece ainda acesso ao Free Tier de Cloud Oracle sem que o professor e seus alunos precisem incluir dados de cartão de crédito, prevendo ainda U$300.00 de créditos adicionais para os serviços pagos da nuvem.