play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94.1FM

Secretaria de Estado da Mulher promoveu mais de 30 eventos no Agosto Lilás
Secretaria de Estado da Mulher promoveu mais de 30 eventos no Agosto Lilás

Neste Agosto Lilás, a Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) intensificou as ações conjuntas com as demais pastas do governo estadual, municípios, poderes legislativo e judiciário, sociedade civil e iniciativa privada para fortalecer o enfrentamento à violência doméstica e familiar. Sob o tema 'Conectadas em Rede', a SEM-RJ promoveu mais de 30 eventos para apoiar, proteger e impulsionar mulheres em todo o estado.

- Ao longo do mês, desenvolvemos ações potentes envolvendo toda a rede de proteção para garantir a construção de políticas públicas eficazes para o fim da violência contra as mulheres no nosso estado. Estivemos em escolas, clubes de futebol, eventos, entre outros espaços, para levar essa mensagem de que toda a sociedade, homens e mulheres, devem se unir para fomentar um ambiente seguro e livre de todas as violências para as mulheres fluminenses. E vale lembrar que essas ações são contínuas, com muito trabalho em rede ao longo de todo o ano - disse a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

O mês começou com o governador Cláudio Castro anunciando um pacote de ações para fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, em cerimônia na Sala Cecília Meireles, na Lapa. Entre as medidas, a assinatura do decreto que reserva de 5% de vagas de emprego para vítimas de violência doméstica nos contratos licitados pelo Governo do Estado. O evento contou ainda com a assinatura da Carta-Compromisso em Defesa das Meninas e Mulheres do Rio de Janeiro, o lançamento da Sala Lilás Virtual no aplicativo Rede Mulher e o Protocolo Lilás da Central 190, além da comemoração pelos cinco anos da Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida, da Polícia Militar.

Durante o mês, a equipe da SEM-RJ realizou capacitações, como no Instituto Dara e na Central 190 da PM, garantindo acolhimento e proteção eficazes. Atuando na prevenção, aconteceram ações  em escolas e hospitais, clubes de futebol, na Central do Brasil e na Saara, o maior centro de comércio popular do Rio.

O SerH - Serviço de Educação e Responsabilização do Homem foi um destaque, com sete palestras sobre masculinidades e prevenção de violências para jovens, em parceria com o CIEE, e para o time de base do Flamengo. A campanha 'Mexeu com uma, mexeu com a Rede Mulher' impactou comunidades em conjunto com o Cidade Integrada.

No ultimo dia 6, um evento marcou os dez anos do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Queimados, que já acolheu mais de 14 mil mulheres em situação de violência. A programação do mês contou ainda com um Fórum dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher e o Seminário Participação Política das Mulheres, em parceria com o CEDIM-RJ, que também abordou a violência sofrida por candidatas e parlamentares.

- O Agosto Lilás foi um mês de conexão e transformação. Seguimos unidas, porque juntas, somos mais fortes - disse a superintendente de Enfrentamento às Violências da SEM-RJ, Giulia Luz.


Confira algumas ações:

SerH

O programa Ser H tem como objetivo estabelecer ações educativas e preventivas nos municípios do Rio de Janeiro, tendo como público-alvo os homens de todas as faixas etárias, sendo eles agressores ou não.

A equipe percorreu o estado com a mensagem de que os homens devem ser aliados na luta contra as violências, além de se desconstruírem de um padrão de masculinidade que prejudica não somente as mulheres, mas também a eles próprios, através de comportamentos de risco.

Foram realizados encontros com a equipe sub-17 do Flamengo; reunião para sensibilização de agentes da Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (ACADEPOL) da Polícia Civil; roda de conversa com os funcionários do Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca, e também a formação em Masculinidades e Paternidades para gestores e profissionais da saúde do estado.

Um grande destaque foi a parceria da SEM-RJ com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A palestra sobre a prevenção de violências contra meninas e mulheres, trabalhando as masculinidades, percorreu sete polos nas cidades do Rio de Janeiro, Campo Grande, Resende, Barra Mansa e Nova Iguaçu.

Fortalecimento de serviços

O mote do Agosto Lilás foi a conexão da rede de enfrentamento às violências contra as mulheres. Pensando no fortalecimento e aprimoramento, a SEM-RJ promoveu encontros, palestras e capacitações para que cada vez mais os profissionais estejam preparados para um atendimento humanizado e acolhedor.

Foi promovida uma palestra sobre prevenção e enfrentamento às violências contra meninas e mulheres com as famílias atendidas pelo Instituto Dara.

A equipe também realizou uma capacitação para os atendentes do 190 e da Sala Lilás Virtual. No campo da segurança pública, foram discutidas estratégias de enfrentamento às violências de gênero nas Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAMs), para a qualidade dos registros e sua importância para a produção de dados e políticas preventivas e de enfrentamento à violência.

A Secretaria de Estado da Saúde também recebeu capacitações para as equipes que atendem nos hospitais, maternidades e institutos sobre o fluxo de atendimento à mulher e as políticas de abrigamento no estado do Rio de Janeiro para implementação do programa "Antes que Aconteça".

Através do programa SEEDUC + Perto, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, a SEM-RJ fez uma abordagem com os alunos do Colégio Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, oferecendo uma palestra sobre Prevenção e Enfrentamento às violências nas escolas.

O RioSolidario também recebeu a apresentação do novo Lar da Mulher e fortalecimento da rede de apoio às mulheres vítimas de violência no estado.

 

0