play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94.1FM

Secretaria de Estado da Mulher expande programa SerH para Baixada Litorânea
Secretaria de Estado da Mulher expande programa SerH para Baixada Litorânea

A Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro (SEM-RJ) iniciou nesta terça-feira (27/02) a implementação do Serviço de Educação e Responsabilização do Homem (SerH) nos municípios da Baixada Litorânea. Em encontro regional com representantes de municípios, no Centro Cultural Manoel Camargo, em Arraial do Cabo, a SEM-RJ realizou assessoramento técnico para as equipes municipais que implantam políticas para mulheres. Além disso, representantes de Arraial do Cabo assinaram Termo de Adesão ao SerH.

- Essa adesão ao SerH e a participação dos municípios demonstram um esforço coletivo na promoção de políticas para mulheres e no combate à violência contra a mulher, enfatizando a importância da educação e da sensibilização - disse a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

Criado pela Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ), no âmbito da Superintendência de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, o SerH prevê a realização de ações educativas e preventivas em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro, inclui, ainda, grupos de sensibilização com homens que cumprem pena e a capacitação de gestores municipais para implementarem o serviço, formando multiplicadores.  

A superintendente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SEM-RJ, Giulia Luz, destacou a importância da parceria com os municípios, que permitirá a implantação dos grupos reflexivos para homens em todas as cidades da região. 

- Por meio do SerH, garantimos juntos a efetivação da Lei Maria da Penha na sua integralidade, trazendo os homens a partir de uma perspectiva educativa e de responsabilização para este movimento que deve ser coletivo de enfrentamento às violências de gênero contra meninas e mulheres em nosso estado – disse.

O encontro regional contou com a presença da equipe da Superintendência de Articulação Institucional e Políticas Transversais da SEM-RJ, em parceria com o Instituto Promundo. As agendas seguem nesta quarta-feira (28/02), incluindo ainda orientações sobre encaminhamento na rede de saúde mental para mulheres atendidas, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde.

Foto de Vanessa Rodrigues (Prefeitura de Arraial do Cabo)

0