
Com a chegada do Carnaval, a Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) já está recebendo a adesão dos municípios fluminenses à Campanha “Ouviu Um Não? Respeite a decisão” e ao protocolo de ação em grandes eventos e shows, com orientações que buscam garantir mais segurança para as mulheres que vão se divertir na folia. O município que quiser participar deve acessar o link de inscrição e inserir as informações solicitadas para que a equipe da Superintendência de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da SEM-RJ entre em contato para alinhamento das datas disponíveis para realização da qualificação e demais ações. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail supev@mulheres.rj.gov.br
O protocolo criado pela SEM-RJ tem orientações com objetivo de garantir mais segurança às mulheres para que elas possam se divertir em blocos, bailes de Carnaval e shows sem serem importunadas ou agredidas. A ação, que vem sendo realizada em parceria com grandes eventos no estado do Rio de Janeiro desde 2023, inclui uma série de recomendações, como o uso de iluminação adequada em estacionamentos e banheiros, a divulgação de canais de ajuda para mulheres em emergência, e dicas de como os seguranças devem abordar e agir em casos de agressões e importunações. O protocolo também indica apresentar à vítima o App Rede Mulher, que possibilita registros online entre outros serviços.
O App Rede Mulher pode funcionar em modo camuflado, para evitar que o possível agressor veja e impeça um pedido de socorro. No aplicativo, a mulher pode acionar o botão de emergência diretamente com o 190, fazer um registro de ocorrência on-line, se informar como solicitar medida protetiva, consultar a lista de centros de atendimento à mulher e registrar até três pessoas que são alertadas em situação de emergência.
As inscrições dos municípios devem ser feitas por este link: