Batata assando: Liam Lawson tem posição ameaçada na Red Bull

Piloto neozelandês reconhece que sua vaga não é garantida, mas provoca Tsunoda: “Eu o venci”
A temporada de 2025 mal começou na Fórmula 1 e a Red Bull já está estudando substituir um dos seus pilotos por um corredor de sua equipe B, a Racing Bulls.
Isso porque, nas duas primeiras corridas da temporada, o piloto neozelandês Liam Lawson foi incapaz de pontuar no campeonato. No Grande Prêmio de Melbourne, na Austrália, o rookie da Red Bull rodou na pista e bateu o carro, não terminando a prova. Já no GP de Xangai, realizado neste último domingo (23/03), Lawson terminou em 12º lugar (15º que foi revertido graças a eliminação de Hamilton, Leclerc e Gasly).
Essa combinação de resultados fez com que boatos surgissem na Red Bull sobre a possibilidade de que Liam Lawson seja substituído no próximo Grande Prêmio em Suzuka, no Japão (06/04). Caso os boatos sejam verdadeiros, o neozelandês vai perder seu assento para o japonês Yuki Tsunoda, que foi preterido, na temporada passada, para ser o novo companheiro de Max Verstappen.
Mesmo com a informação não passando de um boato, o chefe de equipe da Red Bull Christian Horner foi questionado sobre essa possibilidade. Em resposta ao questionamento de jornalistas, o gestor pediu calma, e declarou que “Sempre haverá especulações no paddock. Mas acabamos de terminar a corrida aqui; vamos pegar as informações e dar uma boa olhada nelas. Não há nada específico que tenha sido definido, no momento, tudo é puramente especulativo. Liam ainda tem potencial. Só não estamos percebendo isso no momento.”
Procurado para comentar sobre a possibilidade, Liam Lawson reconheceu que sua situação é delicada dentro da Red Bull Racing, mas demonstrou confiança quando questionado. "Eu corri com ele [Tsunoda] por anos, corri com ele em categorias juniores e o venci, e também o venci na F1. Então, ele pode dizer o que quiser", garantiu o neozelandês, em provocação contra o piloto japonês.
A fala de Lawson é uma meia verdade, visto que, embora tenha vencido Tsunoda na Euroformula Open de 2019, terminando a competição daquele ano em 2º lugar contra um 4º de Tsunoda. No entanto, o japonês venceu o neozelandês no campeonato da Fórmula 3 do mesmo ano, o que garantiu a Tsunoda uma promoção para a Fórmula 2 antes de Lawson, em 2020.
Os dois também disputaram 11 corridas juntos na RB e AlphaTauri, antigos nomes da Racing Bulls, já na F1. Na elite do automobilismo, Lawson ganha por pouco no que diz respeito a resultados de corrida, por 6 a 5, mas perde por 10 a 1 em classificações.
Por Enzo Anselmo