Botafogo inaugura mostra imersiva “O Eterno Glorioso” em General Severiano, com as taças da Libertadores e Brasileirão

Botafogo inaugura mostra imersiva “O Eterno Glorioso” em General Severiano, com as taças da Libertadores e Brasileirão
Museu Botafogo em General Severiano - Foto: Amanda Vianna


Uma viagem imersiva pelos momentos marcantes da temporada de 2024 promete emocionar os visitantes. A mostra “O Eterno Glorioso, em General Severiano, faz parte do projeto Museu Botafogo, idealizado pela Mude Brasil em parceria com a SAF Botafogo.

Nesta sexta-feira, 27, a exposição foi inaugurada em evento direcionado à imprensa e convidados. Com tecnologia de ponta, a mostra digital traz imagens em 8K e som de cinema, que proporcionam aos visitantes uma viagem em 360º pelos principais momentos e acontecimentos marcantes da temporada de 2024 nos gramados e arquibancadas.

Além disso, os visitantes também têm à disposição um local para tirar fotos com as taças originais da Libertadores e do Tricampeonato Campeonato Brasileiro.

A partir do material que a gente dispõe, resolvemos celebrar esse ano épico de 2024 com essa imersão, essa instalação. Os museus, independentemente de terem os seus acervos próprios, recebem outras coleções, realizam outras exposições. Juntamos esse quebra-cabeça da história do Botafogo e dedicamos grande parte a uma introdução histórica, para que as pessoas já comecem a se emocionar. E aí gente chega a um pouquinho do que foi aquela profunda tristeza de 2023, para sair para uma caminhada antológica. Tínhamos que celebrar, não dava para passar em branco esse ano de 2024. Estamos muito felizes — disse Ricardo Macieira, coordenador e curador do Museu Botafogo.

A exibição é uma prévia do Museu Botafogo, cuja inauguração está prevista para o segundo semestre de 2025. O futuro museu terá 900m² e ocupará o primeiro andar do casarão histórico de General Severiano.

Estamos trabalhando no projeto há três anos e estamos próximos da inauguração, mas fomos impactados pelas grandes conquistas neste final do ano e decidimos em tempo recorde desenvolver uma atração que permite ao torcedor que não teve a oportunidade de estar em Buenos Aires, sinta como se lá estivesse. O museu vai ser inaugurado no próximo ano e vai trazer muito mais acervo e história, a importância do Botafogo para o futebol e outros esportes. E a gente espera que o Palacete de General Severiano volte a ser um ponto turístico relevante da cidade – disse Marcelo Fernandes, CEO da Mude Brasil.

A mostra ficará aberta ao público de 28 de dezembro, até o dia 30 de janeiro, com conteúdo exclusivo para os torcedores. Os ingressos custam a partir de R$ 20 e estão à venda no site museubotafogo.org. O horário de funcionamento é entre as 10h e as 19h.

 

Por: Amanda Vianna