No topo novamente: Sada Cruzeiro conquista o 5º título mundial

No topo novamente: Sada Cruzeiro conquista o 5º título mundial
capa

Em uma campanha recheada de tensão, time mineiro conseguiu obter mais uma conquista

A equipe do Sada Cruzeiro, time de vôlei da capital de Minas Gerais, e um dos principais do país, ganhou mais um título do Mundial de Clubes de Vôlei, se sagrando pentacampeão em cima da equipe italiana do Trentino. O time já havia conquistado o título outras vezes, em 2013, 2015, 2016 e 2021.

A partida aconteceu no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), na tarde do último domingo (15/12). A Raposa venceu o Trentino, da Itália, pelo placar de 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 20/25, 25/16 e 25/22. Com essa vitória, o Cruzeiro se iguala ao Trentino, que era o único que tinha 5 campeonatos mundiais.

Essa foi a segunda vitória da equipe celeste sobre o time italiano, sendo a primeira ainda na fase de grupos do mundial. Na ocasião, os dois times acabaram por levar a decisão para o Tie Break, onde o time de Minas conseguiu uma virada espetacular. Antes da vitória, o Cruzeiro havia ganho o primeiro jogo, contra o Ciudad Voley (Argentina), mas perdeu o jogo seguinte para o Shahdab Yazd (Irã).

Na partida do título, o Cruzeiro saiu na frente, em um primeiro set bem equilibrado, onde a defesa mineira foi o ponto decisivo para que a equipe celeste se sobressaísse. O time teve uma boa vantagem, mas quase cedeu o empate, o que fez com que o set terminasse em 25 a 22.

No segundo set, os italianos voltaram com mais ritmo de jogo, e ajudados por uma falta de peso no saque do time mineiro, o levantador Riccardo Sbertoli criou boas chances para o Trentino, que levou o set por 25 a 20. 

A partir do terceiro set, o Cruzeiro abriu vantagem, mas viu o Trentino encostar no placar, em 18 a 16, graças ao ponteiro Alessandro Michieletto. Mas graças ao levantador Matheus Brasília, a equipe celeste terminou o set com o placar de 25 a 16.

No último set, a partida foi dominada pelos brasileiros, que mesmo com a vida dificultada pelos italianos, conseguiram vencer por 25 a 22. Os maiores pontuadores em quadra foram Wallace, oposto do Cruzeiro, que somou 23 pontos, e Alessandro Michieletto, ponteiro que somou 21 pontos.

Por Enzo Anselmo