Botafogo atropela o Peñarol e encaminha a classificação para a final da Copa Libertadores

Diante de 42 mil torcedores no estádio Nilton Santos, o Botafogo atropelou o Peñarol-URU por 5 a 0, na partida de ida da Copa Libertadores da América. Com gols de Savario (2), Alexander Barboza, Igor Jesus e Luiz Henrique, o Alvinegro está muito próximo de ir à grande final da competição continental.
No primeiro tempo a equipe uruguaia apostou na marcação forte e conseguiu interceptar as jogadas ofensivas do Botafogo. O Peñarol teve chance de abrir o placar com Rodrigo Pérez, mas o goleiro Jhon impediu a equipe de chegar ao gol.
Além da forte marcação, os uruguaios partiram para o aspecto psicológico, cavando faltas e com as provocações na tentativa de fazer o relógio rodar com a bola parada. Somente na reta final da etapa, o Botafogo imprimiu maior volume e, com rapidez nas ações ofensivas, incomodou em arremates de média distância. Na principal delas, Luiz Henrique obrigou o goleiro Aguerre a fazer ótima defesa.
Já na etapa final, o Botafogo voltou mais elétrico e não demorou muito para abrir o placar. Aos cinco minutos, Luiz Henrique deu lindo passe para Savarino, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro uruguaio. Empurrado pela torcida Alvinegra, o Botafogo manteve a pressão. Marlon Freitas exigiu grande defesa de Aguerre, mas no escanteio a bola sobrou para Alexander Barboza fazer 2 a 0, aos nove minutos. Em ritmo alucinante, o Botafogo chegou ao terceiro gol ais 13 minutos. Em jogada veloz de todo o ataque, Vitinho cruzou e Savarino bateu. Aguerre aceitou.
A torcida pediu “mais um” e ele veio aos 28 minutos. Savarino arrancou pelo meio e lançou para Luiz Henrique encobrir Aguerre em um golaço. Daí para frente foi festa no Nilton Santos.
Com o placar de 5 a 0, o Botafogo poderá perder por até quatro gols de diferença e, ainda assim, assegurar a vaga para a final. O jogo da volta contra o Peñarol está marcado para a próxima quarta, dia 30, às 21h30, no Campeón del Siglo, em Montevidéu, no Uruguai.
Por: Amanda Vianna