play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Encontro nacional sobre Orçamento Sensível a Gênero conta com participação da Seplag-RJ

Encontro nacional sobre Orçamento Sensível a Gênero conta com participação da Seplag-RJ
Encontro OSG - site 01
Gestores discutiram sobre avanços e desafios da implementação de orçamentos que aprimorem o acompanhamento das políticas que buscam a equidade de gênero

Na última semana, a Secretaria de Planejamento e Gestão esteve presente no Encontro de Estados e Municípios sobre a implementação do Orçamento Sensível a Gênero (OSG) com foco principal na troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias para integrar a perspectiva de gênero e raça nas políticas orçamentárias. O evento realizado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Rede Orçamento Mulher, ocorreu em Brasília e foi voltado para gestores municipais e estaduais. 

Durante o encontro, autoridades e especialistas apresentaram iniciativas e compartilharam desafios enfrentados na implementação de orçamentos voltados à equidade de gênero. Representando a Seplag-RJ, o subsecretário de Planejamento e Orçamento, Rafael Abreu, participou do evento e destacou o trabalho realizado no Governo do Estado por meio do Orçamento Mulher.

“Estamos trabalhando para que o orçamento público reflita os valores de equidade e inclusão que desejamos para a sociedade. Este evento é fundamental para trocarmos experiências e identificarmos soluções conjuntas para os desafios que ainda enfrentamos”, afirmou Abreu, ao lado da assessora da Subsecretaria Adjunta de Planejamento, Marcela Fontes, e da superintendente da Secretaria da Mulher, Aline Inglez.

A programação enfatizou a importância da transversalidade nas políticas públicas e da gestão estratégica para superar barreiras institucionais. “O diálogo com outros estados e municípios é essencial para ampliação de estratégias a fim de fortalecer e consolidar práticas e políticas públicas visando à equidade de gênero”, complementou o subsecretário.

Além da troca de experiências, o evento também buscou criar um repositório de conhecimento acessível sobre o tema. A sistematização das lições aprendidas facilitará o acesso de outros gestores públicos a informações sobre metodologias e boas práticas, promovendo a disseminação de estratégias eficazes para a implementação do OSG em diferentes contextos regionais.