play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Em Brasília, secretário participa de série de encontros junto ao governador para obras de prevenção a desastres naturais

Em Brasília, secretário participa de série de encontros junto ao governador para obras de prevenção a desastres naturais
secretários em reunião
O objetivo foi agilizar ajuda federal aos municípios

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Adilson Faria, participou de uma série de encontros, entre quarta e quinta-feira, junto ao governador Cláudio Castro, em Brasília, para tratar de projetos inscritos no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

As reuniões tiveram como objetivo agilizar a ajuda federal aos municípios fluminenses atingidos pelas chuvas e discutir obras para prevenir enchentes, o que garantiu a entrada do Projeto Iguaçu na carteira do programa do governo federal.

A primeira reunião foi com o ministro das Cidades, Jader Filho, a fim de agilizar a ajuda federal aos municípios fluminenses atingidos pelas chuvas e tratar de obras para prevenir enchentes.

O Projeto Iguaçu recebeu sinalização positiva para ser incluído na carteira do programa durante reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Considerado fundamental para a prevenção a desastres naturais, o projeto visa garantir o controle de inundações e a recuperação ambiental das bacias do Rio Iguaçu-Botas e do Rio Sarapuí, na Baixada Fluminense.

Já a conversa com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, foi em torno da aprovação dos planos de trabalho e liberação de recursos para obras emergenciais voltadas, em especial, à contenção de encostas nesses municípios.

Os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, de Governo, Bernardo Rossi, de Transportes, Washington Reis, de Cidades, Douglas Ruas, e deputados federais da bancada fluminense também participaram das agendas na capital federal, que contou com a presença de alguns deputados. A Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília foi representada pelo subsecretário Subsecretário de Projetos, Convênios e Captação de Recursos Federais, Edmilson Suassuna.

Desde 2021, o governo vem investindo, por meio do PactoRJ, R$4,3 bilhões em obras de infraestrutura e, nos últimos três anos, realizou 2 mil intervenções para drenagem, dragagem, pavimentação asfáltica, contenção de encostas e obras de micro e macrodrenagem pluvial.