Três eventos esportivos preferidos do Rio de Janeiro têm apoio do Governo do Estado

6ª edição do prêmio “Os mais amados do Rio”, promovido pela Veja Rio, elegeu os favoritos dos cariocas
A sexta edição do prêmio “Os mais amados do Rio”, promovido pela VEJA Rio a partir de uma pesquisa com os leitores, elegeu os eventos esportivos que os cariocas mais apreciam. Os três primeiros colocados – Rio Open, com 24.8% dos votos, Maratona do Rio, com 21.3%, e Circuito das Estações, com 17.5%, contam com o apoio do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer.
-É uma alegria imensa ver que os eventos esportivos mais amados do Rio têm o carinho do público e o apoio do nosso governo. Esse reconhecimento mostra a força do esporte na vida dos cariocas e reforça a importância de seguirmos investindo, com entusiasmo, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. É o esporte transformando vidas e movimentando a cidade! – comemorou o secretário Rafael Picciani.
No ano passado, os grandes eventos movimentaram mais de R$ 650 milhões na economia do estado. Somente a Maratona do Rio, por exemplo, reuniu mais de 35 mil corredores em 2024, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, consolidando o Rio como destino para o turismo esportivo.
Já o Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, levou milhares de fãs ao Jockey Club Brasileiro, colocando o Rio no mapa dos grandes eventos internacionais do esporte. Com estrutura de alto padrão e nomes de peso do circuito mundial, o evento reforça o potencial do estado em sediar competições de nível global.
Além desses, o Circuito das Estações e outras provas de rua, festivais e torneios apoiados pela secretaria são parte fundamental da política pública de incentivo ao esporte como ferramenta de inclusão, saúde e cidadania.
Sobre a Lei de Incentivo ao Esporte
A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte permite que empresas direcionem parte do ICMS devido para apoiar projetos esportivos aprovados pela Secretaria. Desde sua criação, centenas de iniciativas foram viabilizadas em todo o estado, impactando positivamente milhares de pessoas, de atletas de alto rendimento a jovens em situação de vulnerabilidade.