Campeonato Estadual de Canoagem Velocidade e Paracanoagem reúne grandes nomes da modalidade neste sábado
Evento, que tem apoio do Governo do Estado, também contará com a participação de crianças de projetos sociais
No próximo sábado (19/07), o Estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas será palco de uma competição diferente e cheia de ação. O campeonato estadual de Canoagem Velocidade e Paracanoagem promete agitar as águas tranquilas de um dos cartões postais da cidade. O evento é promovido pela Federação de Canoagem do Estado do Rio de Janeiro (FECAERJ) e conta com o apoio do Governo do Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
– Nada mais simbólico do que realizar uma competição como essa em um cartão-postal carioca. A Lagoa, com sua beleza e estrutura, é o palco ideal para mostrar a força da canoagem fluminense e o talento dos nossos atletas, com e sem deficiência. É o esporte transformando vidas e ocupando espaços de destaque na cidade – destacou o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Com provas de 200 metros, o campeonato será um marco para a retomada da canoagem no estado do Rio. Elas acontecem de 8h às 12h, com entrada gratuita para o público e transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da federação.
Reforçando o papel do esporte como ferramenta de transformação social, o evento terá a participação de crianças de projetos sociais, incluindo uma delegação vinda da cidade de Siqueira Campos (PR) e alunos do programa PROFESP-CEFAN, composto por crianças da zona norte do Rio de Janeiro.
Além de reunir clubes, associações e projetos sociais de diversas regiões, o campeonato contará com a presença de nomes consagrados da canoagem brasileira, como Fernando Rufino, bicampeão paralímpico e uma das maiores referências da paracanoagem mundial, Ana Sátila, atleta olímpica e recordista sul-americana, e Roberto Maehler, atleta olímpico, campeão mundial, multicampeão pan-americano e atual presidente da FECAERJ, que também estará competindo.
O evento faz parte de uma ação conjunta com o CEFAN – Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, da Marinha do Brasil, que realizará simultaneamente a tradicional Regata de Remo a Escaler, dentro do Circuito Poder Marítimo. A parceria inclui ainda a exposição de blindados da Marinha, proporcionando ao público uma experiência única e integrada ao universo esportivo e militar.