play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE PINTO

94 FM

Rio de Janeiro estreia nos Jogos Escolares Brasileiros com a equipe de Judô vice-campeã

Rio de Janeiro estreia nos Jogos Escolares Brasileiros com a equipe de Judô vice-campeã
Rio de Janeiro estreia nos nos Jogos Escolares Brasileiros com a equipe de Judô vice-campeã

Delegação fluminense foi levada pelo Governo do Estado para a 4ª edição do JEB’s; estudantes-atletas que representam o Rio foram selecionados no JERJ, os jogos estaduais

A equipe de judô do Rio de Janeiro brilhou na estreia dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, que estão sendo realizados em Recife (PE) e prosseguem até 03 de outubro, pela Confederação do Desporto Escolar (CBDE). Com um desempenho de alto nível, os judocas fluminenses conquistaram o vice-campeonato na Série Ouro, a divisão mais prestigiada da competição, trazendo para casa 9 medalhas, sendo 5 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze. Os alunos viajaram com apoio do Governo do Estado, após vencerem os Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), organizados pela Secretaria de Esporte e Lazer, entre junho e agosto. Ao todo, a delegação fluminense é composta por 259 integrantes, sendo 207 atletas, 39 técnicos e 13 dirigentes.

– Os resultados alcançados pela equipe de judô do Rio de Janeiro nos Jogos Escolares Brasileiros demonstram a força e o talento dos nossos jovens atletas. É motivo de grande orgulho para o Governo do Estado ver o fruto de um trabalho bem estruturado nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ),  que ajudou a revelar novos talentos e a preparar nossos estudantes para competir com atletas de todo o país nos campeonatos nacionais como o JEB's – afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Os Jogos Escolares Brasileiros são o principal evento multiesportivo escolar do país, reunindo os melhores atletas do país, com idades entre 11 e 16 anos, em 18 modalidades. A equipe de judô do Rio de Janeiro, formada por 16 estudantes-judocas de 8 agremiações afiliadas à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ), mostrou sua força e preparação ao alcançar o pódio em várias categorias. Da rede estadual de Educação, destaque para a estudante-atleta Rafaella Oliveira Santos Rabello da Silva, do Colégio Estadual Abdias Nascimento, em Nova Iguaçu. 

– O JEBs é um evento que todo jovem judoca sonha participar, porque além da competição em si, que tecnicamente é sempre muito forte, já que os melhores do Brasil estão lutando, o evento conta com áreas de convivência, atletas de várias modalidades e uma troca de experiências culturais muito grande, que tornam a atmosfera fantástica e única. Esse mix de informações agrega muito na formação dos judocas, já que muitos sonham em um dia disputar os Jogos Olímpicos e têm nos JEBs a possibilidade de iniciar essa vivência com um ambiente competitivo e se aproximar deste sonho – disse André Amorelli, da comissão técnica do Time Judô Rio no JEB’s.

 

A experiência que forma campeões

Para os judocas do Rio de Janeiro, os Jogos Escolares Brasileiros representaram muito mais do que a oportunidade de competir em um torneio de alto nível. Para o coordenador do Desporto Escolar na Secretaria estadual de Esporte e Lazer, João Lucas, Orsay, as competições do JEBs proporcionam uma vivência única para os estudantes-atletas que vai além das competições:

– Os Jogos Escolares Brasileiros são uma experiência transformadora para nossos jovens judocas. Além da competição, eles vivenciam a troca de culturas, aprendem sobre disciplina, superação e trabalho em equipe, valores que levamos muito a sério no desenvolvimento esportivo aqui no estado. É uma oportunidade que vai muito além das medalhas, fortalecendo o caráter e inspirando futuros campeões – avaliou Orsay. 

O sucesso da equipe de judô nos JEB's é fruto de um trabalho conjunto entre a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que selecionou os atletas a partir dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ). A estrutura oferecida pela FJERJ, juntamente com a organização técnica da secretaria, preparou os jovens para competições nacionais, como o JEBs e os Jogos da Juventude, que serão realizados em João Pessoa, na Paraíba, entre 13 e 28 de novembro.

v_202507031257_0