play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE PINTO

94 FM

Crianças do Projeto Geração UPP têm dia de férias no Parque Aquático Júlio Delamare

Crianças do Projeto Geração UPP têm dia de férias no Parque Aquático Júlio Delamare
Crianças do Projeto Geração UPP têm dia de férias no Parque Aquático Júlio Delamare

Equipamento abriu as portas para receber alunos de até 13 anos que participam das aulas de jiu-jítsu e informática na Unidade de Polícia Pacificadora do Morro do Andaraí

 

Cerca de 16 crianças atendidas pelo Projeto Geração UPP do Morro do Andaraí, na Zona Norte, tiveram uma experiência única na última sexta-feira (12/01): pela primeira vez, eles mergulharam de cabeça nas atividades do Parque Aquático Júlio Delamare, no Complexo Esportivo do Maracanã. Durante a visita, as crianças participaram de uma aula experimental de natação na piscina interna do equipamento, monitoradas pelos professores do espaço. Com idades entre 6 e 13 anos, os jovens, todos moradores da comunidade, são alunos da rede pública e recebem aulas de jiu-jítsu e informática oferecidas pela unidade da Polícia Pacificadora na comunidade.

 

- Estamos muito felizes em receber essas crianças e adolescentes incríveis do Projeto Geração UPP no Parque Aquático Julio Delamare. É uma oportunidade única para elas experimentarem a magia da natação e explorarem um mundo de possibilidades. Essa visita vai além das piscinas; é um mergulho no potencial e na alegria de cada criança, mostrando que o esporte pode transformar vidas - disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

 

O Parque Aquático Júlio Delamare, com seus 18.515 metros quadrados, piscina olímpica de 50 metros, piscina de aquecimento de 35 metros e uma piscina de saltos ornamentais de 6 metros de profundidade e trampolim de 10 metros, é um dos maiores do gênero na América Latina. 

 

Miguel que é aluno de informática na UPP do Andaraí gostou muito do passeio e da oportunidade de pular pela primeira vez em uma piscina funda. 

 

- Eu achei muito legal ter vindo. Eu pulei lá de cima pra piscina de seis metros. Dá um friozinho na barriga. Foi a minha primeira vez pulando em uma piscina tão funda - comentou Miguel, que é aluno de informática da UPP do Andaraí. 

 

A sargento Nathane da Comunicação Solcial da Geração UPP do Andaraí acompanhou o grupo de crianças e falou sobre a oportunidade de gerar boas experiências para a memória afetiva das crianças. 

 

- Muitas aqui nunca nem tinham entrado em uma piscina. Acho que elas estão se sentindo muito à vontade e muito felizes de estarem aqui hoje. Certamente vai ficar marcado na memória delas esse momento - comentou a representante do projeto Geração UPP.   

 

A ida ao Júlio Delamare foi marcante para o Matheus, de 14 anos. Para ele, foi um dos melhores dias da sua vida. - Eu aprendi a nadar hoje e ainda pude pular lá de cima em uma piscina de seis metros de profundidade. Foi um dos melhores dias para mim. Quero muito ser aluno daqui - comentou. 

 

Manuela de apenas sete anos conta que mergulhou e pulou do trampolim, tudo pela primeira vez. 

- Foi um dia muito legal. Adorei passar o dia aqui no parque e espero muito poder voltar - afirmou a aluna do Geração UPP do Andaraí. 

 

Atualmente, o equipamento recebe aproximadamente 6 mil alunos, para as aulas gratuitas de natação, hidroginástica, saltos ornamentais e polo aquático. As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite, e são voltadas para o público adulto e infantil.

 

- A Colônia de Férias das UPP’s é algo tradicional e realizado há 12 anos por nossos Policiais Militares. São atividades diversas que atendem centenas de crianças com uma programação diversificada voltada para todos os públicos, com opções de lazer nas áreas culturais, esportivas e turísticas - comentou o Assessor de Polícia de Proximidade das UPP’s, Major Vinícius Oliveira.

 

Além das atividades esportivas, o Parque Aquático Júlio Delamare passou por melhorias significativas em 2023. Adicionou uma sala kids dedicada aos filhos dos alunos matriculados, reformou vestiários, arquibancadas e a área do entorno da piscina, instalou uma cantina, melhorou a iluminação para aulas noturnas e implementou nova sinalização nas áreas internas. O trabalho de manutenção foi realizado pela Emop, quando foram investidos cerca de R$2 milhões nas melhorias. 

 

Publicado em 15/01/2024

 

v_202507031257_0