play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE PINTO

94 FM

Revitalização da calçada da fama do Maracanã vai eternizar os pés de ídolos do futebol

Revitalização da calçada da fama do Maracanã vai eternizar os pés de ídolos do futebol
Revitalização da calçada da fama do Maracanã

Os principais nomes do futebol brasileiro terão os pés eternizados na Calçada da Fama do Maracanã. Só que dessa vez será pra sempre. A Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude desenvolveu o projeto Eternamente, em parceria com a empresa Marca de Craque, e está refazendo as pegadas dos jogadores que já tinham sido homenageados. Nesta sexta-feira (21/05), foi a vez de refazer os moldes dos pés de um time de peso. Roberto Dinamite, Jairzinho, Júnior, Adílio e Renato Gaúcho foram recebidos no estádio do Maracanã pelo governador Cláudio Castro, acompanhado do secretário de Esporte, Leandro Alves. A cerimônia também marcou a estreia de uma nova dupla de zaga na Calçada da Fama: Juan e Ricardo Rocha.

- Os ídolos do nosso futebol merecem essa homenagem. Quando assumimos o governo, encontramos muitas peças danificadas, guardadas sem o cuidado necessário. Agora, estamos entregando uma nova Calçada da Fama, restaurada, pronta para, assim que for possível, receber os torcedores, os turistas e os apaixonados pelo futebol - explica o governador Cláudio Castro.

Algumas peças já foram restauradas e serão incorporadas ao acervo do Museu do Maracanã, responsável pela administração da Calçada da Fama. Vinte e duas peças foram refeitas e entregues também nesta sexta-feira. As homenagens de Evaristo, Kaká, Romário, Bebeto, Sócrates, Coutinho e outros jogadores voltam para o Maracanã revitalizadas, prontas para serem expostas aos visitantes.

- O Maracanã é um patrimônio esportivo e cultural que merece ser preservado, cuidado e administrado com muito carinho. Esse projeto vai revitalizar e garantir que essa homenagem, tão importante para os atletas e para a história do nosso esporte, seja para sempre. As próximas gerações vão ter acesso a essa memória do futebol e do nosso Maracanã - comemora o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. 

A nova tecnologia usada para capturar as pegadas digitaliza e salva o arquivo em uma nuvem, eternizando as homenagens. As novas peças vão substituir as pegadas feitas em cimento. Elas são desenvolvidas com uma combinação inédita de silicones, garantindo uma maior definição, que possibilita até mesmo a identificação das digitais do jogador. Neymar, Cesar Sampaio e Clodoaldo já tiveram os pés capturados com a nova tecnologia.

Dupla de zaga

A cerimônia também marcou estreias de peso na Calçada da Fama. Os zagueiros Juan e Ricardo Rocha foram convidados pelo governador Cláudio Castro e pelo secretário Leandro Alves para deixarem os pés eternizados no Maracanã. Os jogadores foram pegos de surpresa com a homenagem, mas usaram as redes sociais para agradecer.

- Nos tempos de menino, de arquibancada, jogar no Maracanã era um sonho distante. Estar ali, ao lado de meu pai, Roberto, torcendo por meu time do coração, Flamengo, já representava muito para mim. No estádio, fiz meu primeiro jogo como profissional, conquistei títulos, vivi a sensação especial de defender a Seleção Brasileira e encerrei minha carreira há dois anos. Por toda a importância que o Maracanã tem na minha história, na realização de meus sonhos, me sinto honrado com o convite que recebi. É uma honra, Maracanã - afirmou Juan.

- Deixarei eternizada a minha história no maior templo do futebol mundial, o Maracanã. Desde que me apaixonei pelo esporte, jogar no Maracanã era um dos meus maiores sonhos e eu realizei em diversas oportunidades, por vários clubes e com a Seleção Brasileira, mas em todas as vezes que pisei nesse gramado, me emocionei como se fosse a primeira vez. Agradeço mais uma vez a todos os responsáveis por esse momento memorável. É uma imensa honra fazer parte da Calçada da Fama do Maracanã. Obrigado - disse Ricardo Rocha.

Homenagem seguiu protocolos sanitários

A organização da cerimônia desta sexta-feira, no Maracanã, seguiu protocolos sanitários definidos durante uma reunião com a Secretaria de Estado de Saúde. O acesso ao evento foi permitido após a realização de um teste rápido de Covid (PCR). O número de convidados foi reduzido e uma equipe fiscalizou o uso de máscaras e o distanciamento social. Todos os espaços usados foram medidos antes para garantir que não tivessem mais pessoas do que a capacidade recomendada pelas regras vigentes de saúde.

 

Revitalização da calçada da fama do Maracanã

 

Revitalização da calçada da fama do Maracanã

                                            

    

v_202504141319_0