Eventos Incentivados: Circuito Rio Antigo leva 8 mil pessoas às ruas do centro histórico do Rio em sua 40ª etapa

Tradicional corrida de rua promove combinação de hábitos saudáveis com a história e a cultura da cidade
Com uma largada espetacular no Largo da Carioca, principal e mais importante região histórica da cidade do Rio, o Circuito Rio Antigo levou 8 mil pessoas às ruas do Centro neste último domingo (07). Esta foi a 40ª edição do evento que conta com o patrocínio da Light através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. Muito mais que um evento tradicional de corrida de rua, o Circuito Rio Antigo promove a experiência de correr em meio a prédios históricos, que guardam verdadeiros tesouros da história da cidade e do país.
- É a 40ª edição desse evento que é o Circuito Rio Antigo que mescla esporte, hábitos saudáveis com cultura e história. Essa etapa já está consagrada, a população já conhece e o que a gente espera é estar anunciando esse mesmo estilo de corrida em outras regiões do estado. Parabenizo aqui a organização do evento pelo capricho e a todos os atletas que vieram neste domingo de manhã desfrutar de todas as belezas do nosso centro histórico – afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
A etapa Largo da Carioca ficou marcada como a quadragésima a ser realizada. Com provas de 3km, 5km e 10km, a edição reuniu atletas profissionais e amadores puderam competir juntos e vivenciar este modelo diferenciado de corrida de rua.
- Sou uma corredora, caminhadora, amadora, e estou aqui hoje para viver a experiência desse evento e curtir um pouco a experiência do esporte para a saúde – comenta a professora Rosalva Drummond.
Virgílio de Castilho, organizador e idealizador do evento, explicou que o sucesso do circuito se dá pela chance de contar um pouco da história da cidade por meio dos pontos de largada e chegada.
- Um dos pontos mais espetaculares da cidade por onde passamos é o convento no Largo da Carioca, onde fica o Mosteiro de Santo Antônio e também o Relógio da Central, lugar onde ficamos concentrados para a largada. O que nós sentimos é que a cada etapa mais pessoas novas participam, ou seja, as pessoas estão buscando a prática da atividade física. O Circuito Rio Antigo conta com a modalidade dos 3km, que é a caminhada e o início da jornada da pessoa que está começando a se exercitar. Enfim, é um circuito para a família toda que tem a intenção de gerar também uma integração social – concluiu Virgílio.
Uma correria diferente
As irmãs Rosana Amaral e Adriana Amaral completaram o percurso de 5km e enalteceram a oportunidade de praticar a corrida pela saúde.
- Já somos corredoras há algum tempo e é tudo para a saúde - comentou Rosana.
A correria de quem trabalha no centro passa a ser diferente quando a prática da atividade física é no mesmo lugar. É o caso do publicitário de 26 anos Yuri Corrêa.
- Correr aqui no centro do Rio é uma coisa diferente, a gente vive a semana inteira aqui naquela correria e quando chega o final de semana, é correria também, mas uma correria diferente - brincou.
Texto: Silvia Knapp/Fylipe Telheiro
Fotos: André Luiz Mello/Divulgação Secretaria de Estado de Esporte e Lazer
Publicado em 08/05/2023 - 14:03