Alunas do Parque Aquático Júlio Delamare brilham no Rainha do Mar em Copacabana

A maior prova 100% feminina de águas abertas do continente reúne atletas amadores e estrelas mundiais em busca de superação e celebração do esporte; alunas de natação de equipamento público do estado deixam sua marca nesse evento emocionante
Dez alunas do Parque Aquático Júlio Delamare tiveram a oportunidade de participar do Rainha do Mar, realizado na manhã deste domingo (25), no Posto 5 da Praia de Copacabana. Considerado o maior festival de águas abertas e esportes de praia do mundo, o circuito Rei e Rainha do Mar reúne atletas amadores e estrelas mundiais em suas etapas. São milhares de atletas na busca de superar desafios e celebrar o esporte outdoor. As alunas do equipamento estadual foram acompanhadas por uma equipe da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer com o apoio da Effects Sport, realizadora do evento.
O secretário estadual de esporte e lazer, Rafael Picciani, destacou a importância do Rainha do Mar e a privilegiada localização de Copacabana, que é nossa raia olímpica, onde o Brasil conquistou a primeira medalha olímpica da modalidade maratona aquática com Poliana Okynoto que, hoje, esteve como comentarista da prova da Disputa Elite na Globo. Entre as estrelas dessa edição, Leonie Beck, da Alemanha, e Océane Cassignol, da Franca, e as brasileiras Gabrielle Roncatto e Cibellle Jungblut, presentes.
— Hoje aconteceu mais uma edição dessa prova, que é muito tradicional e relevante para a modalidade. Ter Copacabana, que foi raia olímpica, à disposição dos nadadores de águas abertas e um privilégio do Rio de Janeiro e dos fluminenses, mas que recebe de braços abertos atletas do mundo todo ao longo de todo ano, especialmente nos momentos de competição - disse o secretário de esporte e lazer Rafael Picciani.
O Rainha do Mar promoveu três provas amadoras para mais de 1 mil atletas de todas as idades, nesse domingo.
Incentivadas pelos professores do equipamento estadual, as alunas do Parque Aquático Júlio Delamare também tiveram a chance de mergulhar fundo na competição.
— Esse torneio proporcionou momentos de desafio e superação para as nossas alunas do Parque Aquático Júlio Delamare. A participação delas é um reflexo do incentivo e apoio que a Secretaria de Esporte e Lazer busca promover por meio da prática esportiva e o bem-estar para pessoas de todas as idades. Que essa experiência inspire mais alunos a se envolverem em atividades físicas e a buscarem seus sonhos esportivos. Agradeço pela oportunidade que o Rei e Rainha do Mar proporcionou a todas — disse o subsecretário de Gestão de Equipamentos, Gelby Justo, que acompanhou a performance das atletas do parque aquático na competição.
E foi nas águas do Delamare que a aluna Fernanda Christina, de 40 anos, começou a treinar em águas abertas por meio do convite do professor Thalisson Araújo e desde então tem se desafiado e crescido cada vez mais.
— Comecei a nadar em águas abertas à convite do professor Thalisson, me desafiando cada vez mais.
Estou nadando há menos de 1 ano, e minha evolução física e mental tem sido constantes. Me sinto preparada a participar pela primeira vez nesta prova, Rainha do Mar e estou muito feliz. Muito grata pela oportunidade, pois se não fosse o incentivo da secretaria de esportes, nada disso estaria acontecendo — afirmou Fernanda.
Aline Mendonça, de 34 anos, participou do Rainha do Mar pela primeira vez em 2022 e dessa vez na categoria Classic.
— É muito bom ver a nossa evolução durante esse tempo, me sinto profundamente grata por fazer parte desse projeto e por ter a chance de vivenciar essa experiência novamente. É um estímulo significativo para todos nós — contou Aline, que faz aulas no parque aquático do estado há dois anos.
Natação infantil presente
Giovanna Alves, de 11 anos, também compartilha seu entusiasmo por participar do Rainha do Mar pela primeira vez e realiza um sonho de nadar no mar.
— Nado desde os meus 4 anos de idade, sempre amei água. Tive a oportunidade entrar para as aulas do Parque Aquático Júlio Delamare e hoje agradeço a Secretaria de Esportes e ao Rei e Rainha do Mar pela oportunidade, será minha 1ª vez e espero que venham muitas outras. Era um sonho que eu tinha, nadar no mar — entusiasmou-se a aluna da natação infantil do Júlio Delamare.
Assim como Giovanna, Fernanda de Carvalho, Alessandra Barbosa, Gabriela Lindenmeyer, Gabriela Fiszer, Regina Cristina de Cássia Santos de Oliveira e Ana Oliveira, mergulharam de cabeça nesse desafio.
Veja mais em nossas redes @esportegovrj
Publicado em 25/02/2024