play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Projeto Semear: Educação Agroecológica em Italva é Destaque de Sustentabilidade

Projeto Semear: Educação Agroecológica em Italva é Destaque de Sustentabilidade
Projeto Semear: Educação Agroecológica em Italva é Destaque de Sustentabilidade
agricultura

Italva, Rio de Janeiro - No fim de 2023, EMATER-RIO e o CIEP Vereador Said Tanus José protagonizaram uma iniciativa digna de prêmio, que é um exemplo de sustentabilidade e educação agroecológica.

Batizado como 'Projeto Semear', o conceito da Horta Floresta surge como parte integrante do currículo escolar, permitindo aos alunos do Ensino Médio a interação com a temática da agroecologia em um espaço pouco aproveitado pela própria escola. Sob a orientação do Professor Fábio Júnior Moura e em colaboração com os técnicos do escritório local da EMATER-RIO, o projeto foi cuidadosamente desenhado. 

A EMATER-RIO implantou o sistema na prática, dando todo suporte técnico desde a análise de solo até a adubação, como conta o supervisor do escritório local de Italva, Wagner Nunes "Introduzimos o sistema de irrigação e fizemos a parte prática da implantação e acompanhamento técnico", afirmou o extensionista. Além disso, a Empresa doou mudas e sugeriu o sistema que foi aceito pelo CIEP.

Os alunos desempenharam papel muito importante na construção e manutenção do Sistema Agroflorestal (SAF), assumindo responsabilidades em diversas áreas, desde a adubação até o manejo da irrigação. 

Com o suporte do Projeto Conexão Mata Atlântica, essa ação proporcionou aos estudantes a oportunidade de participar de palestras, atividades de plantio de mudas e visitas educativas, como a ida ao sítio Cerejeiras, em Bom Jesus do Itabapoana, onde puderam vivenciar de perto um exemplo prático de agrofloresta, com árvores de cacau e banana, aprendendo valiosas técnicas de manejo e cultivo.

O reconhecimento do Projeto Semear veio com o 2º lugar na categoria 'ações de intervenção' no Glocal Experience Rio 2023, que é uma plataforma comprometida com a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e essa conquista demonstra o alinhamento do Projeto Semear com as diretrizes da EMATER-RIO e os princípios da Agenda 2030.