play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Horta em Casa

Horta em Casa
hortaemcasa

 

Horta em casa: aprenda a montar o seu próprio vaso

 

Já pensou em ter sua própria horta em casa, proporcionando alimentos frescos direto para mesa e, não sabe por onde começar? O curso de Hortas Urbanas com Base Agroecológica, oferecido pela Secretaria de Agricultura, proporciona aos alunos toda experiência desde a montagem até os benefícios de cada alimento.
 

Durante esse período de quarentena, a Secretaria de Agricultura está disponibilizando todo o conteúdo do curso de Hortas Urbanas de forma online, para todos os interessados em aprender um pouco mais sobre horta caseira.
 

O primeiro e importante passo é a montagem do vaso para a construção da sua horta. O vaso pode ser de diversos materiais (plástico, barro, cerâmica) ou reutilizar alguns recipientes (potes, latas, garrafas, galões) para abrigar a planta.
 

Após escolher o recipiente que irá utilizar como vaso, o primeiro passo é fazer os furos na sua base para que ocorra a saída da água após a rega. Se neste vaso não tiver a camada de drenagem, parte do substrato se perde a cada rega, por isso, acompanhe o passo a passo da montagem adequada para o seu vaso.

 

Materiais necessários:

  • Vaso com furos na base;
  • Argila expandida (ou pedras);
  • Manta de drenagem (ou feltro);
  • Terra (substrato);
  • Muda para o replantio\transplante;
  • Material para cobertura do solo de origem vegetal ou mineral.
     

Confira a seguir as etapas para a montagem perfeita do seu vaso:
 

1ª etapa – Camada de Drenagem


Confira se o vaso está com os furos na sua base, acrescente e espalhe a argila expandida por todo o fundo do vaso e cubra com a manta de drenagem. Essa manta impede a perda do substrato durante a rega e a camada de argila junto aos furos permite que a água em excesso seja escoada. Podemos utilizar uma camada de pedra para fazer a drenagem no lugar da argila expandida. Nunca optar por material de origem vegetal, como casca de pinus, para colocar ao fundo. Ela entrará em decomposição com o tempo e irá prejudicar o desenvolvimento da sua planta.
 

2ª etapa – Substrato
 

Acrescente a terra até metade do vaso, deixando o espaço para a muda a ser transplantada. A composição do substrato precisa atender as necessidades da sua planta. Na horta, a melhor opção é a terra vegetal adubada.
 

3ª etapa – Replantio
 

Retire com cuidado sua muda do vaso de origem. Para isso, aperte enquanto gira o vaso (ou pacote) para que o substrato solte e você consiga retirar a muda mantendo as raízes íntegras. Após abertura do espaço no solo e o transplante, acrescente mais terra e aperte para que sua mudinha fique com boa sustentação.
 

4ª etapa – Cobertura do Solo e Rega
 

A cobertura colabora na manutenção da umidade e proteção do solo. Na floresta essa cobertura ocorre naturalmente com a queda das folhas secas e de galhos. Para representar essa característica natural e bem sucedida, podemos utilizar material de origem vegetal como a casca de pinus (ou mesmo folhas secas, serragem, entre outros) ou material de origem mineral como as pedrinhas dolomitas que são mais utilizadas pela estética.
 

Confira todas essas dicas no vídeo com a Bióloga do Curso de Hortas Urbanas, Louise Schiatti. Assista: