Agenersa apura queda do muro do metrô na estação Engenho da Rainha provocada por obras da concessionária Águas do Rio

Agenersa apura queda do muro do metrô na estação Engenho da Rainha provocada por obras da concessionária Águas do Rio
.

A equipe de fiscais da Agenersa esteve na estação de metrô Engenho da Rainha, Zona Norte do Rio para acompanhar os desdobramentos do incidente ocorrido nas obras da concessionária Águas do Rio (bloco 4), nesta quarta-feira (09/04). A intervenção emergencial, iniciada para a substituição de um trecho de 3 metros de uma adutora de grande porte DN900 resultou no rompimento de um muro de divisa com a linha 2 do Metrô Rio por volta das 6h da manhã.

A suspeita é de que o peso do material escavado e acumulado próximo ao local tenham sobrecarregado o muro que não possuía função estrutural, provocando o desabamento. A queda comprometeu temporariamente a circulação dos trens em 11 estações da linha 2. O serviço foi restabelecido no mesmo dia, após ação conjunta de remoção dos escombros por parte das concessionárias Águas do Rio e do Metrô Rio.

A operação de reparo da adutora foi concluída e a concessionária estima a normalização total do abastecimento de água em até 72 horas nas regiões afetadas. O novo muro já está em fase de planejamento e será executado em parceria pelas duas empresas envolvidas.

Durante a fiscalização, a Agenersa em contato com a Agetransp, agência responsável pela regulação do transporte, confirmou as mesmas informações apuradas in loco e relatou estar em tratativas com o Metrô Rio para entender se houve comunicação prévia da obra.

A atuação da Agenersa demonstra mais uma vez o compromisso da agência em fiscalizar com rigor as ações das concessionárias reguladas, garantindo segurança, continuidade e qualidade dos serviços públicos essenciais. Situações como essa reforçam a importância da presença técnica e da articulação entre os órgãos reguladores para assegurar respostas rápidas e coordenadas à população fluminense.


 

10-04-2025

v_20250414_0