Notícias

Mais pesquisados:
  • DETRAN
  • CURSOS
  • PROCON
  • IPVA
  • IDENTIDADE
  • PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS
    Fred Pontes


    #AulaEmCasa: espetáculos e compositores que fizeram história no Municipal


    29 de junho de 2020

     

    A história dos compositores e espetáculos que marcaram o primeiro cinquentenário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (1909 a 1959) será o assunto da #AulaEmCasa desta segunda-feira (29/6). Villa-Lobos será um dos destaques.

    A historiadora Fátima Cristina Gonçalves participa da campanha #AulaEmCasa, com patrocínio Ouro Vale e Petrobras, que reúne os especialistas do Theatro Municipal para dar aulas on-line sobre assuntos variados. A live começa às 14h, no Instagram do Theatro (@theatromunicipalrj).

    A historiadora vai tratar das visitas que compositores brasileiros e estrangeiros fizeram ao Theatro Municipal, promovendo espetáculos emocionantes, que marcaram a trajetória do primeiro cinquentenário da casa de espetáculos (1909 a 1959), a partir dos registros deixados na coleção de programas de espetáculos, atualmente disponível ao público na base de dados do Cedoc, no site www.theatromunicipal.rj.gov.br/centro-de-documentacao. Ao acessar o site, é possível  conferir os documentos mencionados na aula, ampliar suas pesquisas e aguçar sua curiosidade sobre os compositores e suas obras geniais executadas no palco do Municipal naquela época..


    - A emoção de ter acesso a um documento de época, que registra a presença de autores brasileiros como Francisco Braga, Francisco Mignone, Villa-Lobos e de estrangeiros como Richard Strauss e Igor Stravinsky apresentando ao vivo para o público suas obras, é não só histórico: é mágico! – conclui Fátima Cristina Gonçalves.

    A proposta da aula não é apenas informar, mas provocar a curiosidade do público para aprofundar os conhecimentos sobre esses mestres da música universal e suas obras imortais e também sobre o cotidiano do Municipal, que sempre foi uma das principais referências da cultura do país.

    Durante a aula on-line, o espectador poderá participar fazendo perguntas ao vivo que serão respondidas no decorrer da explanação do assunto. Além disso, as perguntas podem ser enviadas previamente, por meio de mensagens nas mídias sociais ou para o e-mail ascomtheatromunicipal@gmail.com.

    Aproveite para ampliar o seu conhecimento e participe da Campanha #AulaEmCasa.
     

     

    Sobre Fátima Cristina Gonçalves
    Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduada em Administração Pública e especialista em documentação. É Chefe do Centro de Documentação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2015. Dirigiu o Museu do Ingá e o Museu dos Teatros do Rio de Janeiro. Professora do ensino superior desde 2000.

     

    Serviço: 


    Campanha #AulaEmCasa com Fátima Cristina Gonçalves em
    “O Municipal e seus ilustres compositores convidados”
    Data: 29 de junho - segunda-feira
    Live / Aula on-line às 14h
    Plataforma: Instagram @theatromunicipalrj 
    Patrocínio Ouro Vale e Petrobras