Notícias

Mais pesquisados:
  • PROCON
  • DETRAN
  • CURSOS
  • IDENTIDADE
  • IPVA
  • PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS
    Divulgação


    Semana das Crianças no Júlio De Lamare teve atividades esportivas


    Por Ascom da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

     

    Diversão, de forma consciente e inclusiva, foi o que motivou todas as atividades promovidas nesta quarta-feira (09/10), no Parque Aquático Júlio De Lamare. O local foi palco da festividade em comemoração ao Dia das Crianças, promovida pelo Governo do Estado através da parceria da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA). Mais de 500 crianças e adolescentes participaram juntas de várias atividades esportivas e recreativas.

     

    - O evento no Parque Aquático Júlio De Lamare foi muito emocionante. Foi a celebração de crianças e adolescentes, a maioria com deficiência, praticando juntas esportes e outras atividades. Esta integração representa a bandeira de inclusão defendida e praticada com prioridade pelo Governo do Estado - declara o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier.

     

    Também estavam presentes a subsecretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cristiane Camarão; a presidente da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), Ana Mantuano; o presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi), Marco Castilho; a presidente da Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro (Feapaes-RJ), Maria Aparecida Moreira do Nascimento; e o deputado Estadual Márcio Pacheco.

     

    A programação foi muito variada, com apresentação de dança, música e capoeira. Além disso, vários brinquedos estavam disponíveis, com destaque para o balanço adaptado, que permite que pessoas com deficiência utilizem com suas próprias cadeiras de rodas. Na quadra de futebol, brincaram de “gol a gol” e “altinha”. E ainda teve atividade na academia ao ar livre adaptada.

     

    - Estive com minha filha no evento, do início ao fim. Érica tem deficiência intelectual e faz aulas de natação no Parque Aquático Júlio De Lamare. Embora goste muito de vir para cá, este evento foi ainda mais especial, ela ficou eufórica e adorou assistir todas as apresentações. Fico feliz em ver que a inclusão das crianças e pessoas com deficiência está sendo defendida não só pelas famílias, mas também pela sociedade e pelo governo - disse Valéria Sobreira.

     

    O evento contou com a mobilização da rede de atendimento FIA. Participaram cerca de 50 instituições,  vindas de vários municípios do estado.

     

    - Aproveitamos o momento para apresentar o resultado de uma Política Pública efetiva na área da infância e adolescência que o Governo do Estado, através da FIA,  vem desenvolvendo. Foi apenas um pequena demonstração do total compromisso da atual gestão, com a população mais vulnerável - afirmou a Presidente da Fia, Ana Mantuano.