Notícias

Mais pesquisados:
  • DETRAN
  • CURSOS
  • PROCON
  • IPVA
  • IDENTIDADE
  • PÁGINA INICIAL > IMPRENSA > NOTÍCIAS
    Divulgação


    Rio de Janeiro é representado em feira internacional de startup em Macau


    Por Carolina Perez

     

    O programa StartupRIO foi o representante fluminense durante o Macao International Startup Week 2019, uma feira internacional do setor, em Macau, que contou com a presença de investidores de Macau, China, Hong Kong, Austrália e de outros países. Foi utilizado como critério de escolha a startup que já apresentasse faturamento e três participantes do programa estadual foram selecionados - Cyberlabs, Previsiown e Phygitall. Esse ano, os empreendedores de língua portuguesa apresentaram suas soluções ao público do congresso, em rodadas de investimento e realizações de negócios.

    - Após seis anos de ter sido estabelecido, o Programa StartupRIO, pela primeira vez, superou as fronteiras e aproximou-se de grandes centros de inovação, como o pólo da Região da Grande Baia, composto pelas cidades de Shenzhen, Guangzhou, Donggua, Zhuhai e Honk Kong. Como coordenador-geral, conheci o programa 'Plataforma Macau', onde a cidade, através de um mandato de desenvolvimento de diversos incentivos, procura atrair os diversos programas de inovação e empreendorismo dos países de língua portuguesa, sendo como maiores parceiros comerciais Brasil e Portugal - afirmou Paulo Espanha, que coordena o StartupRIO.

    Acelerada pelo programa StartupRIO, em 2016, a Phygitall é voltada para a Internet das Coisas (IoT) para a Indústria 4.0. A empresa implantou a 1ª Rede LoRaWan do Brasil, na Baía de Guanabara, para a Marinha do Brasil. Está em estágio de operação e tração de negócios com grandes indústrias nacionais.

    A Previsiown é uma plataforma de inteligência de dados para a indústria automotiva, onde o principal produto transforma comportamento e dados subjetivos em conhecimento para evitar o recall de veículos. A startup já está atuando junto a uma montadora na região sul fluminense. O AI4U, iniciativa da Cyberlabs, é um projeto que veio para democratizar o acesso de inteligência artificial no Brasil. Por meio da disponibilização de APIs (application program interface), eles possibilitam a integração do circuito de câmeras de segurança locais para realizar análises nas imagens de forma automática. 

     

     

    O programa

    Programa estadual de apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), órgão da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o StartupRIO tem como objetivo fomentar a cultura de empreendedorismo, transformando o Rio de Janeiro em um polo de referência internacional em tecnologia digital.